O melhor pedaço da Maçã.

Eric Schmidt: em seis meses, desenvolvedores priorizarão o Android em vez do iOS [atualizado]

Eric Schmidt palestrando na LeWeb, em Paris

De acordo com a Nielsen, hoje o Android é o maior sistema operacional móvel do mundo, com cerca de 43%, enquanto o iOS tem “apenas” 28% do mercado. Mas quando o assunto envolve desenvolvedores, essa superioridade numérica do Android não se faz valer, já que suas receitas equivalem a 7% das geradas pela App Store. A consequência (ou até a causa, vai saber) disso é uma maior atenção desses profissionais à plataforma da Apple, já que na maioria das vezes vemos aplicativos aterrissando primeiro na App Store — em alguns casos de forma exclusiva, como o Flipboard.

Publicidade

Contudo, palestrando na conferência LeWeb, em Paris, Eric Schmidt acha que tudo mudará nos próximos seis meses.

Eric Schmidt palestrando na LeWeb, em Paris

Desenvolvedores são movidos por volume, e volume é favorecido pela abordagem aberta do Google. Existem tantos fabricantes trabalhando para entregar aparelhos com Android. Goste você do Android ou não, você suportará a plataforma, e provavelmente entregará primeiro para ele.

Soou meio Zagallo, né (“Vocês vão ter que me engolir!”)? Mas foi exatamente isso que Schmidt falou. E, quando questionado por um desenvolvedor sobre o fato de o foco hoje ser o iOS, o executivo do Google afirmou que o “Ice Cream Sandwich” (quarta versão do Android) será o principal fator dessa virada.

Publicidade

Ainda de acordo com Schmidt, a plataforma Android conta hoje com cerca de 200 milhões de aparelhos, em um ritmo de crescimento diário (ativações) na casa dos 550 mil — comparativamente, todos os iGadgets (iPads, iPhones e iPods touch) vendidos até hoje somam 250 milhões de unidades.

Schmidt foi mais uma vez perguntado sobre a possível cópia do iOS por parte do Google. Sua resposta foi a mesma de Larry Page, dizendo que o Android nasceu primeiro que o iPhone.

Sobre a questão de quem veio primeiro, essa todo mundo já sabe: realmente foi o Android, mas que ele sofreu uma metamorfose após a chegada do iPhone, sofreu — antes, estava mais para BlackBerry. Já sobre a atenção dos desenvolvedores, essa é fácil de resolver: no meio do ano que vem, com certeza alguma empresa fará uma pesquisa avaliando a preferência de plataformas entre eles. E aqui vai meu “momento analista”: o iOS continuará na frente, por sua simplicidade (pouquíssima fragmentação), enquanto que o Android ficará em segundo, mais preocupado com a proximidade do Windows Phone do que com a liderança do iOS. 😛

[via CNET News]

Atualização, por Rafael Fischmann

Aos interessados, eis o vídeo da entrevista de Schmidt, na íntegra:

Publicidade

YouTube video

Ela tem quase uma hora de duração.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Webfopag lança “Manual de Folha de Pagamento”, gratuito para iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

Utilitário Cocktail para OS X é atualizado e está agora em sua versão 5.1

Posts Relacionados