O melhor pedaço da Maçã.

NPD: juntos, Android e iOS são simplesmente imbatíveis no mercado de smartphones

Histórico do mercado de smartphones - NPD Group

O mais comum é vermos “Android vs. iOS”, mas olhando como “Android e iOS” dá pra perceber que, se existem perdedores no mercado de smartphones, pode ter certeza de que Google e Apple não são. Isso porque, segundo dados recentes do NPD Group para o mercado de telefonia nos Estados Unidos, esses dois sistemas operacionais móveis detêm, juntos, mais de 80% de market share. E o mais incrível é que ambos cresceram muito de 2010 para 2011 — o iOS (38%) mais que o Android (28%), diga-se!

Publicidade

Histórico do mercado de smartphones - NPD Group

Tanto crescimento, claro, teve que vir às custas de alguém… e esse alguém foi a Research In Motion (RIM), que implodiu 59% de um ano pra cá. O Windows Mobile, por sua vez, seguiu seu caminho em direção à irrelevância sem que o Windows Phone 7 conseguisse recuperar sua posição de campeão. O Symbian e o Palm OS, então, nem se fala. O que terá acontecido, para essa extinção em massa de sistemas operacionais móveis ocorrer tão rápido, de 2007 pra cá? O que terá sido?…

Numa nota relacionada, esses números relativos do Android e do iOS têm tudo para serem acompanhados por números absolutos crescendo no mesmo ritmo, dado que o mercado de smartphones ainda é estupidamente jovem. Quão jovem? Horace Dediu, do asymco, mediu e colocou em um gráfico bastante completo:

Penetração de smartphones - asymco

Vou explicar como ele funciona: no eixo vertical, temos a quantidade de linhas de celular num país (veja o Brasil, bem na altura dos 200 milhões); no eixo horizontal, a porcentagem dessas linhas que são smartphones (nosso país tem pouco mais de 10%, ou uns 20 e poucos milhões de telefones inteligentes); o tamanho das bolas indica a população total relativa de um país. Singapura, bem à direita, tem poucas linhas, mas a maioria já é de smartphones; a China, por sua vez, tem um número absurdo de linhas, mas pouquíssimas são de smartphones.

Publicidade

Sabe o que vai acontecer em alguns anos? Todos os países nesse gráfico estarão totalmente à direita, fazendo companhia a Singapura. E adivinha quais serão os sistemas operacionais desses smartphones! Dica: não vai ser Symbian. 😛

[via Electronista]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple Brasil alerta sobre prazos de entrega para pedidos feitos na sua Online Store para este Natal

Próx. Post

Criadores de pulseira metálica para iPods nano agora estão com projeto de stylus no Kickstarter

Posts Relacionados