Procurando um presente interessante para fazer a felicidade de algum apaixonado pelo design industrial da Apple? (Talvez esse apaixonado seja você mesmo…) Não dá mais tempo para conseguir algo até o Natal, mas quase todo dia é dia de comemorar seu “desaniversário”, então esta dica jamais será em vão: foi publicado recentemente o livro Apple Design, de Friedrich von Borries e Ina Grätz, com prefácio de Sabine Schulze. Esta é uma obra focada no trabalho de Jony Ive na Maçã, analisando suas influências e características mais marcantes.
Ao longo da última década, Ive e sua equipe de designers criaram desenhos elegantes e amigáveis os quais alavancaram significativamente a marca a um status de culto, conforme entrava no novo milênio. Examinando cada um deles em detalhe e totalmente em cores, Apple Design compara várias abordagens ao desenho industrial paralelamente à da Apple e lança luz sobre números aspectos de sua história, aprofundando nossa compreensão sobre o desenho industrial contemporâneo. Seguindo análises das formas e funções dos produtos Apple em destaque, o livro provê uma explicação dos métodos de produção inovadores e materiais aplicados.
Por fim, mas não menos importante, ele examina as referências claras das formas simplificadas que o design da Apple faz a produtos fabricados pela grande marca alemã Braun, e enumera as famosas “Dez Regras do Bom Design” promulgada pelo designer-chefe da companhia, Dieter Rams, mostrando em cada caso como a Apple as aplicou.
Apple Design está à venda na Amazon.com por US$37,80 (em promoção, pois seu preço normal é US$60). É um belo achado, por uma obra cheia de fotos coloridas de 320 páginas. 😉
[dica do Denes Júnior]