O melhor pedaço da Maçã.

Deutsche Bank: Apple não tem pressa para resolver questões de patentes

Gráfico - Deutsche Bank

Chris Whitmore, analista do Deutsche Bank, falou um pouco sobre a posição da Apple na atual guerra de patentes – que na maioria dos casos envolve a Maçã e fabricantes de Android (Samsung, HTC, Motorola, etc.). Para ele, existem quatro possíveis desfechos para as disputas:

Publicidade
  1. Apple ganha e aparelhos com Androids pagam uma licença;
  2. Apple ganha e bane aparelhos Androids em alguns mercados, ganhando boa parte (cerca de 25%) de market share;
  3. Resultado neutro;
  4. Apple perde.

Para Whitmore, os resultados mais prováveis são os dois primeiros — sendo que, em ambos, acionistas da Apple vão se dar bem. Falando especificamente do primeiro cenário, o analista acredita que uma licença de US$10 por aparelho poderia acarretar em um aumento de US$35 por ação (AAPL). Já no segundo cenário, o incremento para acionistas poderia ser sete ou oito vezes maior.

Gráfico - Deutsche Bank

Resumindo, Whitmore pensa que, além das atuais (e altas) receitas da Apple, uma nova fonte de renda aparecerá, seja ela na forma de licença ou de market share, o que será um prato cheio para quem já possui ou planeja comprar ações da empresa. Ele acredita que a Apple e suas mais de 200 patentes relacionadas a tecnologias multi-touch (além de algumas patentes que ainda estão pendentes) estão subvalorizadas no mercado.

Publicidade

Contrariando Kevin Rivette, Whitmore diz que o primeiro cenário (licenciamento) é positivo para a Maçã, contudo, o segundo é infinitamente melhor. E é exatamente por isso que o analista acredita que a firma de Cupertino não tem pressa em resolver a situação, que ainda se estenderá por alguns bons anos.

[via AppleInsider, Fortune Tech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Microsoft pode estar se preparando para lançar jogos de Xbox LIVE no iOS

Próx. Post

↪ Em breve, app oficial do Vimeo para iOS ganhará novidades e suporte para o iPad

Posts Relacionados