O melhor pedaço da Maçã.

Afinal, qual é o formato do arquivo dos novos livros didáticos? E o modelo de negócio deles?

Livros didáticos (textbooks) em iPads

Os novos livros didáticos produzidos pelo iBooks Author e disponíveis na iBookstore parecem mágicos. Mas alguém saberia dizer qual é o formato utilizado por eles?

Publicidade

Livros didáticos (textbooks) em iPads

Bem, o TechCrunch afirmou que não é o ePub 3, apesar de bastante parecido. Trata-se de um formato “proprietário”, que bebeu bastante na fonte do ePub 3. Porém, como a Apple exige que os livros didáticos criados com o iBooks Author sejam vendidos somente na loja dela, os arquivos são empacotados num arquivo diferente do padrão aberto, a fim de serem compatíveis exclusivamente com a loja da Maçã — que por sinal, são bem “pesados”! Resta saber se o movimento da Apple fará algum mal para o formato aberto, ou se tudo continuará do jeito que está hoje.

Falando especificamente sobre o modelo de negócios dos novos livros didáticos, eles seguem o mesmo critério já estabelecido na App Store: 30% para a Apple e 70% para os autores, que escolhem ainda o preço final do livro na loja. Contudo, a Apple implementou um limite máximo de US$15 — muito provavelmente para manter o produto competitivo e barato, devido à importância dele para estudantes e professores.

[via MacRumors: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Nike lança FuelBand, uma pulseira para registrar suas atividades diárias

Próx. Post

Rumor: Apple estaria planejando abrir store-in-store dentro da gigante Harrods, em Londres

Posts Relacionados