Apple divulga informações para publicação e distribuição de conteúdos criados com o iBooks Author

Uma das novidades do evento educacional de hoje foi o lançamento do iBooks Author, uma ferramenta simples e poderosa que permite a qualquer pessoa criar livros — com ênfase especial para títulos didáticos.

Livros didáticos (textbooks) em iPads

Em uma página de suporte, a Apple respondeu todas as dúvidas inerentes à publicação e à distribuição desses conteúdos — mas, por enquanto, a página não está traduzida para o português. Lá constam todas as explicações, desde como publicar um livro na iBookstore, assim como materiais na iTunes U — para a primeira, uma conta no iTunes Connect se faz necessária, enquanto que para a “universidade da Apple” é preciso ter um “site” dentro do repositório.

Livros gratuitos podem ser distribuídos tanto pelo ecossistema da Apple — com limite máximo (tamanho) de 2GB — quanto por outros meios, incluindo sites pessoais. O iBooks Author exporta arquivos para os formatos PDF, texto ou arquivo do iBooks. Livros pagos são obrigatoriamente distribuídos através da iBookstore, enquanto que revistas e periódicos não podem ser publicados na loja de livros nem na iTunes U: para esse tipo de conteúdo, existe a Banca (Newsstand).

Em outra página de perguntas e respostas (FAQ), esta destinada a editoras, a empresa informa que atuais IDs vinculadas a outros tipos de conteúdos (como apps, séries de TV, filmes ou músicas), não poderão ser usadas para a distribuição de livros-texto. Para isso, outra ID (iTunes Connect) deverá ser criada, sendo necessário ainda vincular um cartão de crédito à nova conta. Um identificador de taxas norte-americanas também é necessário; além disso, todos os livros da loja precisam ser identificados com um ISBN (International Standard Book Number), uma espécie de número serial do livro.

Se você planeja publicar um livro na iBookstore ou se a sua instituição gostaria de participar da iTunes U, sugiro ler tudo com bastante calma antes de embarcar nessa. Assim, possíveis sustos são evitados. ;-)

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.