O melhor pedaço da Maçã.

Passware afirma que suas ferramentas conseguem ignorar a criptografia do FileVault

Ícone do FileVault

Ícone do FileVaultSe você nos acompanha desde 2009 ou usa e abusa da busca do nosso site (acredite, ela é sua amiga), já conhece o FileVault, o sistema de criptografia de arquivos padrão do Mac OS X.

Publicidade

Pois bem, a Passware, uma empresa especializada em ferramentas de análise forense para recuperação de dados, alertou que seus softwares são capazes de ignorar a criptografia do FileVault, recuperando informações através da memória da máquina. Ela afirma ainda que o processo para descriptografar um disco FileVault não leva mais do que 40 minutos, independentemente da complexidade da senha. Dmitry Sumin, presidente da empresa, resumiu o problema: “Todo disco, mesmo os criptografados, é inseguro enquanto dados estão na memória.”

A recomendação da empresa é uma só: se estiver trabalhando em algo importante, desligue e feche o computador enquanto estiver longe da máquina. O modo sleep (dormir) e o login automático são os vilões da história, já que muito provavelmente deixarão o registro da sua senha na memória do computador.

Eu também sou um usuário de Mac, mas é importante compreender as limitações de segurança do seu computador, mesmo se você não for um especialista em computação forense. Se os dados armazenados forem confidenciais, é importante garantir a segurança física do computador. Se quiser, considere também o uso de um software de criptografia adicional.

Obviamente a plataforma da Apple não está sozinha nessa, com a Passware afirmando que pode fazer o mesmo no Windows 7, atual versão do sistema operacional da Microsoft. Portanto, #FikDik: seja qual for a sua plataforma, muito cuidado com as informações que você guarda nela. Em uma nota relacionada, assim como a busca do MM, a Atualização de Software (Software Update) do Mac também é sua amiga. Mantendo o seu SO sempre atualizado, as chances de você estar mais protegido aumentam exponencialmente. 😉

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ PopCap Games promete tomar providências legais contra a Globo, por cópia de jogo

Próx. Post

App Cubby volta a fazer sucesso na App Store com o aplicativo Launch Center

Posts Relacionados