O melhor pedaço da Maçã.

Canalys: vendas de smartphones foram maiores que de PCs (incluindo tablets) em 2011

Logo da Canalys

A firma Canalys decidiu colocar os números de smartphones e de PCs (incluindo tablets) no mesmo gráfico, chegando à seguinte conlusão: o mercado de smartphones, impulsionado pela Apple, ultrapassou o de PCs.

Publicidade

Gráfico - Canalys

Com vendas de 37 milhões de iPhones, 15,5 milhões de iPads e 5,2 milhões de Macs, a Apple dominou ambas as áreas no Q4 2011. Além disso, a Maçã destronou a Nokia, que até então era a fabricante detentora do recorde de vendas em um trimestre: 28,3 milhões, no Q4 2010.

O mercado de smartphones como um todo cresceu 62,7%, chegando ao número total de 487,7 milhões de aparelhos vendidos — em 2010, foram 299,7 milhões. Já o de PCs cresceu apenas 14,8% (414,6 milhões) — as tablets foram responsáveis por 15% da fatia total de PCs, vendendo 63,2 milhões de unidades, crescimento de 274,2% ano a ano. Os netbooks foram completamente pulverizados pelas tablets, com retração de -25,3% ano a ano; desktops e notebooks ficaram praticamente estáveis, com crescimento de 2,3% e 7,5% respectivamente.

Publicidade

Vale notar que a Apple representou cerca de um quinto das vendas de smartphones no mundo, comercializando 93,1 milhões de iPhones em 2011 — um aumento de 96% em relacão a 2010.

Para o analista Chris Jones, trata-se de um “marco significativo para a indústria de smartphones, que antes era conhecida como de nicho e, agora, tornou-se um produto de massa”. No entanto, Jones acredita que esse crescimento irá desacelerar em 2012, já que fabricantes tentarão aumentar o lucro investindo em aparelhos mais robustos (tradução: caros) — inclusive marcas como ZTE e Huawei, famosas por um terem um portfólio mais “básico”.

Abaixo, números específicos do mercado de smartphones em 2011 — tanto do último trimestre quanto do ano todo.

Gráfico - Canalys

Em uma nota relacionada, o sistema bada, da Samsung, representou 2,7% do mercado em 2011, enquanto o Windows Phone ficou com apenas 1,4% de market share.

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Já que a moda agora são assistentes de voz para smartphones, conheçam o aplicativo vokul

Próx. Post

↪ Acabamos de realizar o sorteio da nossa promoção com a IDS Tecnologia!

Posts Relacionados