O melhor pedaço da Maçã.

Apple promove faxina e remove cópias de jogos famosos da App Store

Pirata

PirataTentando colocar ordem na casa, a Apple fez uma faxina na App Store, removendo cópia descaradas de jogos consagrados como Temple Run, Tiny Wings, Words With Friends e Angry Birds.

Publicidade

Muitos desenvolvedores estavam reclamando da atitude da Maçã, que, apesar do controle, permitia a entrada de apps falsos na loja — o que é péssimo para todos os envolvidos, menos, é claro, para o “espertalhão” que resolveu lançar o jogo fake. Para termos uma ideia da dimensão, um deles, Temple Jump, figurou entre os mais vendidos, já que usuários pensaram se tratar de uma continuação, ou uma nova série do game original. Outros títulos falsos, como Tiny Birds, Numbers With Friends e Angry Ninja Birds, também foram removidos, em mais uma tentativa de trazer o equilíbrio de volta à loja.

Todavia, é quase certo que algumas cópias voltarão, já que é bastante difícil ter esse tipo de controle. Exatamente por isso, alguns acham que a Apple poderia implementar um botão de denúncia para apps fakes. Caso o desenvolvedor recebesse muitos alertas, uma advertência poderia ser dada, dando algum tempo para que ele esclareça as infrações, corrigindo-as em seguida. Se nada for feito, o app poderia ser removido.

Na semana passada também falamos de um outro caso de plágio, este, envolvendo a PopCap Games e a Globo, que “se inspirou” demais no jogo Plants vs. Zombies ao desenvolver o seu Missão Bioma — e a PopCap inclusive já avisou que não deixará barato.

Publicidade

Em uma nota relacionada, muitos dos apps falsos eram criações do mesmo desenvolvedor: Anton Sinelnikov. Bela forma de queimar o seu nome, hein?

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Dica do dia: teclado dividido do iPad possui teclas “fantasmas”, para facilitar a digitação

Próx. Post

Motorola quer 2,25% das vendas de iPhones para licenciar suas patentes

Posts Relacionados