O melhor pedaço da Maçã.

Resultados financeiros e tamanho da Apple começam a “atrapalhar” o índice S&P 500

Gráfico - Apple

Essa, é boa! Uma matéria no The Wall Street Journal mostrou o “problema” que a Apple se tornou para analistas e para o mercado financeiro em geral. Basicamente, a firma de Cupertino está tão grande, com resultados tão incríveis, que ela tem que ser “retirada” do índice S&P 500 par que os números dele fiquem mais de acordo com a realidade.

Publicidade

Gráfico - Apple

Jonathan Golub, da UBS AG, publica duas versões de seus relatórios trimestrais: um com a Apple e outro sem. Mas ele não está sozinho, já que analistas de Morgan Stanley, Goldman Sachs, Barclays Capital e Wells Fargo fazem estudos parecidos, a fim de enxergar as coisas com menos dificuldade.

Um exemplo: analisando o índice S&P 500, vemos que o faturamento do quarto trimestre fica na casa dos 6,6% ano a ano. Porém, se retiramos a Apple, o número cai para 2,8%, de acordo com a UBS. Ou seja, o sucesso ou o fracasso da Apple podem alterar a forma como os resultados são vistos. A coisa piora se analisarmos somente as empresas de tecnologia. Neste cenário, de acordo com David Kostin, da Goldman Sachs, projeções indicam que os ganhos do quarto trimestre serão de 21% (comparando com mesmo período anterior). Contudo, se tirarmos a Apple da jogada, a crescimento cai para 5%.

Publicidade

Ontem, as ações da Apple bateram um novo recorde histórico pela oitava vez consecutiva, se não me engano. Em menos de um mês, os papéis pularam de US$400 para mais de US$500 — desde o feriado de Ação de Graças (Thanksgiving), a valorização da empresa ultrapassou os 40%, enquanto o S&P 500 está em 17%. Hoje, a firma de Cupertino representa 16,6% do índice — mais que Google, Intel e Amazon.com, juntas!

Em uma nota relacionada, esta não é a primeira vez que uma empresa é “retirada” das contas, já que IBM e General Motors (GM) também tiveram no passado seu “momento de fama”.

[via Gizmodo]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Como previsto, jogo Rescue City ganha versão para iPads

Próx. Post

Mesmo afundada em problemas, Kodak poderá enfrentar um novo processo da Apple

Posts Relacionados