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Empresas por trás das maiores lojas de apps mobile adotarão novas políticas de privacidade

Path perguntando por uso de contatos

Na semana passada comentamos uma polêmica sobre privacidade de usuários na qual diversos aplicativos da App Store coletavam informações da agenda (contatos) sem o consentimento do usuário — bote nesse bolo Path, Twitter, Facebook, foursquare, Instagram, Yelp e outros.

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Hoje, surgiu uma resposta para o caso. Apple, Amazon, Google, HP, Microsoft e Research In Motion (RIM), juntamente à Procuradoria Geral da Califórnia, anunciaram que vão implementar novos padrões em suas lojas de apps, a fim de notificar usuários a respeito das políticas de privacidade.

Resumidamente, todos os apps disponíveis nas lojas que coletam ou precisam acessar algum tipo de dado privado do usuário deverão informar isso previamente, antes mesmo de o download ser feito. Ou seja, nas próprias lojas, sem precisar procurar por asteriscos ou textos com fonte tamanho seis, saberemos se o aplicativo vai ou não utilizar alguma informação privada.

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Os desenvolvedores que não cumprirem as regras poderão sofrer represálias jurídicas de acordo com a lei californiana — justamente por esse motivo, todas as empresas se comprometeram em ajudar os desenvolvedores a se enquadrarem nos novos termos. Além disso, o acordo prevê também uma forma simples e funcional de usuários informarem caso um determinado app não esteja respeitando as novas regras de privacidade.

[via MacRumors]

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