O melhor pedaço da Maçã.

Byword, um simples e belo editor de Markdown para Macs e iGadgets

Ícone - Byword (OS X)

Procurando um bom editor de Markdown (linguagem simples de marcação que converte textos em XHTML válido)? Pois então considere o Byword, disponível em ambas as plataformas da Apple (OS X e iOS).

Publicidade

Ele permite a exportação de textos simples para uma variedade de formatos, incluindo HTML, PDF, Word, RTF e LaTex. Seu grande diferencial é a possibilidade de trabalhar com diversos atalhos de teclados, sua pré-visualização (que já mostra o texto convertido para a linguagem) e a integração com os recursos do OS X Lion, como o modo tela cheia, Salvar Automaticamente e Versões.

O aplicativo já contava com suporte ao Dropbox e agora, em sua mais nova versão, suporta também o iCloud — trazendo inclusive um painel que possibilita buscar, editar, renomear e deletar arquivos armazenados diretamente no serviço da Apple. Uma característica interessante dele é a concentração no texto, já que outros elementos esmaecem enquanto você escreve. Dependendo do ambiente de trabalho (muita ou pouca incidência de luz), o usuário pode ainda escolher entre um tema claro e escuro. Além disso, o editor é muito bem desenhado, mostrando a contagem de caracteres e de palavras em tempo real.

Byword (iOS)

A versão para iOS não conta com todos os recursos da versão desktop, mas ainda assim oferece boa parte deles. Ao abrir o app, a primeira coisa que ele pergunta é se você quer usar o iCloud ou o Dropbox para armazenar seu arquivo. Feito isso, é só começar o trabalho e esquecer que o documento existe e/ou precisa ser salvo. Uma barra com alguns atalhos para a linguagem Markdown é mostrada na parte superior do teclado digital, o que ajuda bastante.

Publicidade

O Byword para Mac requer o OS X 10.6 ou superior, oferece suporte ao idioma português e custa US$10 na Mac App Store [1,4MB]. Já a versão para iGadgets requer o iOS 5.0 ou superior de iPads ou iPhones/iPods touch e está em promoção, saindo por US$3 na loja da Maçã [1,5MB].

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple informa que fará uma teleconferência para falar sobre o dinheiro (caixa) da empresa

Próx. Post

Veja um comparativo entre os processadores A5X (da Apple) e Tegra 3 (da NVIDIA)

Posts Relacionados