Existem duas formas de tentarmos entender para onde a Apple caminha com seus produtos: através de patentes e de oportunidades de emprego. A primeira sempre foi um pouco vaga, já que muito invento nem sequer vê a luz do dia — ainda mais agora, numa época em que existe uma guerra declarada de patentes no mercado. Já a segunda nos dá dicas mais reais, pois se a Apple contrata alguém para trabalhar com uma determinada tecnologia até então não utilizada em nenhum produto da empresa, é porque algo está sendo cozido nos laboratórios de Cupertino.
Recentemente, a Apple abriu uma vaga intitulada iOS Software Engineer (Engenheiro de Software iOS). Veja a descrição dela:
A Apple busca um especialista em visão computacional para reforçar a sua visão estéreo multi-grupo de pesquisa. Como um membro desta equipe, você deve ter um interesse genuíno em tecnologia e ser um desenvolvedor qualificado com conhecimento e experiência em Visão por Computador, Análise de Imagem e geometria 3D.
Além de ser um Ph.D., o candidato precisa ter experiências em algumas dessas áreas: visão-múltipla e reconstrução 3D; pintura de geometria oclusa e dados de textura; SLAM (Simultaneous Localization and Mapping); técnicas de texturização de malha; ajuste de pacote em grande escala; e câmeras e superfícies em ambientes 3D.
O que isso quer dizer? Mais uma vez, só a Apple sabe. Contudo, com poucas exceções, a Apple só implementa uma tecnologia quando ela está madura o suficiente para ser usada — ou seja, nada de ficar utilizando óculos para ter esse tipo de experiência.
Fica a pergunta: em qual iProduct você gostaria de ver a tecnologia 3D sendo implementada; em iPads [1, 2], em iPhones, em iPods touch, em uma possível “iTV” ou em Macs?
[via 9to5Mac]