O melhor pedaço da Maçã.

iFixit realiza mais um “teardown”, sendo a vítima da vez o novo MacBook Pro com tela Retina

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

Ontem foi a vez do novo MacBook Air de 13 polegadas. Hoje, do MacBook Pro com tela Retina. Isso mesmo, o pessoal da iFixit já pôs as mãos num desses e, como sempre, desmontou a máquina, descobrindo detalhes interessantes.

Publicidade

Para começo de papo, na opinião deles, esse MacBook Pro é o mais difícil de ser reparado entre todos os já analisados pela empresa.

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

Assim como os MacBooks Air, os MacBooks Pro com tela Retina utilizam parafusos especiais no estilo “pentalobe”, dificultando a desmontagem.

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

A RAM (Random Access Memory, ou Memória de Acesso Aleatório) é soldada na placa lógica, portanto, é impossível customizar uma máquina dessas por conta própria. O mesmo podemos dizer do armazenamento flash (da Samsung), já que ele é bem similiar (ainda assim, não é idêntido) ao do MacBook Air. Por enquanto a iFixit não tem como oferecer um upgrade, mas pretende dar um jeito nisso em um futuro não muito distante.

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

A bateria de lítio-polímero é colada em vez de aparafusada, o que aumenta as chances de quebrar em uma desmontagem. Ela também cobre o cabo do trackpad — usuários sem experiência que abrirem a máquina e tentarem retirar a bateria poderão, sem querer, cortar o cabo.

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

As partes do display são fundidas, e não existe vidro de proteção. Se ocorrer algum problema dentro da tela, não tem jeito. A única solução é substituir o conjunto inteiro, o que definitivamente não é barato.

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

Os principais chips encontrados na máquina foram:

  • NVIDIA: GPU GeForce GT 650M.
  • Intel: processador Core i7 (3720QM) de 2,6GHz; controlador Thunderbolt (DSL3510L); e um outro (E208B284) que parece ser um hub controlador da plataforma.
  • Hynix: DDR3L SDRAM (H5TC2GB3CFR).
  • Broadcom: Wi-Fi (BCM4331) e Bluetooth 4.0 (BCM20702).

iFixit - MacBook Pro com tela Retina

Obviamente, do ponto de vista da iFixit, essa máquina não é tão bem vista extamente por ter um índice de reparabilidade baixíssimo — nota 1 de 10, segundo eles. Contudo, há também motivos para se comemorar, como a nova ventoinha de lâminas assimétricas — provendo um funcionamento mais silencioso —, novos microfones, etc.

A verdade, para o consumidor, é uma só: esse é o melhor notebook que você poderá comprar, mas reze para ele não quebrar. 😛

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

O iOS 6 rodará em vários iGadgets, mas todas as novidades só chegarão mesmo a iPhones 4S e iPads de terceira geração; confira os detalhes

Próx. Post

Unboxing, fotos e primeiras impressões do novo MacBook Pro com tela Retina

Posts Relacionados