O melhor pedaço da Maçã.

Na Geórgia, empregados de Apple Stores não vendem iGadgets para iranianos

Bandeira do Irã

Bandeira do IrãSahar Sabet, uma estudante e cidadã americana de 19 anos, passou por uma situação bastante constrangedora. Ela e seu tio foram à Apple Store North Point comprar um iPad, mas saíram de lá sem o gadget. Não, o motivo para isso não é falta de estoque ou coisa parecida: Sabet e seu tio estavam conversando em persa (idioma do Irã), quando o empregado da loja da Maçã ouviu e perguntou que idioma era aquele. Sabet respondeu e, logo após, o empregado disse que não poderia vender o aparelho para ela, devido à conturbada relação entre os países!

Publicidade

Veja o vídeo com a matéria [em inglês] produzida pela WSBTV:

YouTube video

Sabet não foi a única, já que Zack Jafarzadeh também teve o mesmo “privilégio”, dessa vez na Apple Store Perimeter. Ao ser questionado pela rede de televisão, o empregado da Maçã — com o apoio do gerente da loja — disse que trata-se da política da Apple, a qual menciona:

Publicidade

DESTINOS PROIBIDOS
Os Estados Unidos têm embargos completos contra Cuba, Irã, Coreia do Norte, Sudão e Síria

A exportação, reexportação, venda ou fornecimento, direta ou indiretamente, dos Estados Unidos, ou por uma pessoa dos EUA onde quer que esteja, de qualquer bem da Apple, software, tecnologia (incluindo dados técnicos), ou serviços para qualquer um destes países é estritamente proibido sem autorização prévia do governo dos EUA. Esta proibição também se aplica a qualquer filial da Apple ou qualquer empregado de subsidiárias em todo o mundo.

A loucura disso tudo é que nenhum deles comentou que voltaria para o Irã ou algo do tipo.

Jafarzadeh resolveu ligar para o serviço de relações com cliente da Maçã. Sabe o que ele ouviu? Um pedido de desculpas e uma sugestão: comprar o iPad através da loja online da Apple. Um representante do Departamento de Estado dos EUA esclareceu que é ilegal entrar no Irã com notebooks ou celulares sem o consentimento dos EUA, mas também admitiu não saber que a Apple estava aplicando esse tipo de medida.

Existem artigos/assuntos que é melhor nem comentar/opinar. Definitivamente, este é um deles.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na [Mac] App $tore: NoIMGdata, Model Auto Racing, Sonic, Sparrow, PhotoSweeper e mais!

Próx. Post

↪ Apple publica vídeos da WWDC 2012 para desenvolvedores

Posts Relacionados