O melhor pedaço da Maçã.

Navegadores reclamam que adoção do iOS 17.4 na UE não é satisfatória

Primakov / Shutterstock.com
Ícones de navegadores para o iOS

Como amplamente repercutido, o iOS 17.4, lançado no mês passado, trouxe algumas mudanças importantes na União Europeia — sendo uma delas a opção de baixar algum navegador de terceiro ao abrir o Safari pela primeira vez (após o update).

Publicidade

Nós, inclusive, comentamos que a mudança levou a um aumento acentuado no uso de navegadores de terceiros, o que foi corroborado nesta semana pela Reuters — ela informou que o número de usuários do navegador Aloha, por exemplo, aumentou 250% em março.

Fato é que, apesar da alteração e dos resultados positivos já registrados, alguns desenvolvedores criticaram a Apple por uma “lenta adoção”, afirmando que isso está “dificultando a migração do Safari”.

A Mozilla (proprietária do Firefox) estimou que apenas cerca de ⅕ dos donos de ‌iPhone‌s na UE instalaram o iOS 17.4 e afirma que essa adoção “é muito mais lenta” do que atualizações de software anteriores da Apple, conforme dito pela empresa ao TechCrunch:

Publicidade

Atualmente não estamos compartilhando números absolutos, tanto porque temos sérias preocupações sobre as telas de escolha atuais quanto porque estimamos que menos de 20% dos usuários do iOS e provavelmente menos do Google foram expostos a elas até agora.

Alguns desenvolvedores também reclamaram da forma como a mudança foi implementada — o Vivaldi, por exemplo, está insatisfeito com o design da tela de escolha de navegador:

A lista de navegadores não mostra informações adicionais e isso não ajuda os usuários a fazer uma escolha significativa. Se o usuário já selecionou um navegador de sua preferência, a tela de escolha pode tentar ativamente afastá-lo dele, podendo até nem incluí-lo na lista que apresenta ao usuário.

Menos conhecido, o mecanismo de busca Ecosia também criticou a mudança, dizendo que a implementação da Apple envolve um “processo de instalação excessivamente complexo” e mantém o Safari em destaque na tela inicial do ‌iPhone‌ do usuário.

O processo é tão complicado que é mais fácil [para os usuários] selecionar o Safari ou potencialmente algum outro nome conhecido.

Cabe lembrar que a Comissão Europeia está atualmente investigando as mudanças realizadas pela Apple com o iOS 17.4 por suspeita de não conformidade.

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Crackers miram framework do macOS para atacar usuários corporativos

Próx. Post

Pesquisa mostra como usuários de Watches se preparam para maratonas

Posts Relacionados