O melhor pedaço da Maçã.

Quadrinhos no iOS: a Marvel trazendo mais recursos no digital e no impresso

Já fiz uma análise sobre como andam as lojas de quadrinhos no iOS, com aprimoramentos nos aplicativos e uma crescente coleção de edições digitais. A novidade é que a Marvel deu um passo à frente mostrando interesse pelos recursos que smartphones e tablets podem trazer para os comic books.

Publicidade

O primeiro exemplo disso foi o aplicativo Marvel’s The Avengers: Iron Man – Mark VII, lançado para divulgar (ainda mais) o filme Os Vingadores nos cinemas. Os caras exploraram bem a interação com os quadros, incluindo sons, objetos manipuláveis, simulação de profundidade e até a opção de uma narração em áudio da história.

É claro que — como até comentei na época — aplicar tudo isso nas edições periódicas é inviável e até desnecessário, mas foi um belo exemplo de como a experiência dos quadrinhos pode melhorar em aparelhos móveis.

Realidade aumentada

Tanto em sua edição impressa quanto na digital, Avengers vs X-Men #1 é o primeiro número a trazer tais novidades da Marvel. Agora, os exemplares impressos (desta e de futuras edições) podem vir marcados com o logo “Marvel AR” (de “Augmented Reality”) e ter interação com smartphones e tablets via app com o mesmo nome.

Publicidade

A ideia é baixar o Marvel AR, apontar a câmera do aparelho para uma página específica e ver algo mais ou menos assim sobre as páginas impressas:

YouTube video

Publicidade

Se o cara está numa banca, na dúvida entre comprar ou não uma edição, pode assistir a um vídeo de aperitivo para o que vai encontrar ali dentro. Nas páginas internas, também há quadros — como o que também foi mostrado no vídeo acima — que mostram os passos da ilustração e outros extras para os leitores. Pra melhorar, a edição impressa também traz um código para que o comprador possa baixar gratuitamente a versão digital das páginas, além da promessa de que ComiXology e Marvel estão prontas para sincronizar suas contas.

O Marvel AR é gratuito na App Store [20,7MB; requer o iOS 4.0 ou superior] e universal — compatível com iPads e iPhones/iPods touch.

Na App Store

É claro que as novidades não ficam só no papel e a edição digital de Avengers vs. X-Men #1 também começou a iniciativa intitulada “Future of Comics” — em português, “O Futuro dos Quadrinhos”.

No iOS, a edição digital tirou proveito da ideia de profundidade e foco (com objetos destacados ou borrados), mudanças de cor, transições nos balões de diálogo, etc. Melhorias sutis, porém bem interessantes para a experiência de leitura em geral — além de ser um belo diferencial para diminuir a pirataria.

Publicidade

Não são todas as edições que trazem essa novidade, mas quem vem acompanhando a série em questão na versão digital já notou que a sexta edição — Avengers vs. X-Men #6: Infinite — tira ainda mais proveito desses recursos de transição entre os quadros.

O preço é o mesmo das bancas: US$4 por edição (com algumas promoções e preços especiais), disponíveis no app oficial da Marvel Comics. Ele é gratuito, pesa 37,7MB e também é universal.

Brasil brasileiro

Avengers vs. X-Men ainda não tem data pra vir ao Brasil e, quando chegar, não se sabe se será tratada a tal da realidade aumentada ou mesmo a disponibilização da versão digital. Por enquanto, a gente fica só na expectativa de que seja o primeiro passo pra chegar até as nossas mãos!

Não se esqueça da gente, Seu Panini! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Desenvolvedor Felipe Tumonis lança mais um jogo na App Store, intitulado Bolotas

Próx. Post

↪ Atualização do app Showyou permite assistir a vídeos enquanto outra tarefa é realizada

Posts Relacionados