O melhor pedaço da Maçã.

Apple vs. Samsung: especialistas falam da difícil tarefa do júri; EFF recrimina briga, mas põe culpa no sistema de patentes

Júri do caso Apple vs. Samsung

Ser júri não é fácil. Imagine então, quando os olhos do mundo tecnológico estão voltados a você, esperando apenas o seu veredito? Sem dúvida é assim que as nove pessoas que formam o júri da batalha californiana entre Apple e Samsung estão se sentido.

Publicidade

Júri do caso Apple vs. Samsung

Alguns especialistas opinaram sobre o que deve estar rolando agora, na sala onde esses nove estão confinados, deliberando. Para Roy Futterman, psicólogo clínico e consultor de júri na DOAR Litigation Consulting, eles provavelmente estão muito sobrecarregados com a tarefa, e se sentido aliviados por, enfim, poderem falar sobre o assunto. Grupos e subgrupos serão formados (com diferentes opiniões), até eles chegarem ao momento de tomar decisões.

A deliberação começou ontem às 9 horas, e provavelmente não terminará até a semana que vem. Isso porque, segundo Futterman, eles sabem a importância do caso e a atenção que estão recebendo. Então, é normal que eles queiram mostrar para o mundo que estão utilizando o tempo necessário para pensar e discutir sobre tudo antes de tomarem uma decisão.

Publicidade

Segundo o Dr. Kevin Boully, da Persuasion Strategies, eles estão buscando um sistema para responder todas as perguntas do veredito, ou seja, resolver o problema respondendo a perguntas e tentando pegar atalhos para resolver detalhes técnicos, a fim de chegar a uma decisão na qual seja correta e eles se sintam bem.

Em uma nota relacionada, a Electronic Frontier Foundation resolveu dar a sua opinião sobre a batalha. Para ela, a “briga” entre as duas deve acontecer no mercado, e não em salas de tribunais — argumento que a Samsung usou e abusou durante o julgamento. Segundo a EFF, nessa história toda quem mais perde é o consumidor, já que, se a Apple for a vencedora do caso, os produtos da sul-coreana envolvidos no processo serão banidos do mercado. Além disso, a EFF acredita que, para sustentar essa guerra, muito dinheiro é gasto com advogados, especialistas, compra de novas patentes, entre outras coisas. E isso acaba refletindo também no bolso do consumidor, já que os preços de produtos podem sofrer reajustes a fim de absorver esses novos (e altos) custos.

Contudo, a culpa não seria inteiramente da Apple e da Samsung, pois, para o órgão, o atual sistema de patentes falha ao tentar promover a inovação. A briga entre as empresas — e de outras muitas empresas — nada mais é do que um sintoma do sistema. E para não ficar apenas reclamando, a EFF está tentando reverter essa situação — algumas propostas da empresa podem ser vistas no site defendinnovation.org.

[via Fortune Tech, CNET News, Cult of Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Adobe libera versão 1.5 do Revel, tanto para Macs quanto para iGadgets

Próx. Post

↪ WhatsApp Messenger registra recorde de 10 bilhões de mensagens trocadas num só dia

Posts Relacionados