O melhor pedaço da Maçã.

Dica: como tirar proveito do recurso de segurança Gatekeeper, do OS X Mountain Lion

Ícone - Gatekeeper

No OS X Mountain Lion, a Apple implementou o recurso de segurança Gatekeeper. Veja a descrição dele, dada pela própria Apple:

Publicidade

O Gatekeeper ajuda a proteger você contra o download e execução de softwares maliciosos no seu Mac, não importa de onde eles venham. Você tem mais controle sobre os apps instalados. Você pode baixar e instalar apps de qualquer lugar da web, como você fazia antes ou baixe e instale apps da Mac App Store, o local mais seguro para encontrar apps para o seu Mac. Também pode usar a opção padrão do Gatekeeper, que permite instalar apps da Mac App Store e de desenvolvedores identificados. Mais um jeito que o OS X encontrou para cuidar da segurança do seu Mac.

No total, são três configurações de segurança (transferências de aplicativos), disponíveis em Preferências do Sistema (System Preferences) » Segurança e Privacidade (Security & Privacy) » Geral (General):

  1. Apenas da Mac App Store.
  2. Da Mac App Store e de desenvolvedores registrados.
  3. De qualquer lugar.

Enquanto a primeira opção “engessa” seu computador, a última não tira proveito do novo recurso, já que deixa as portas do Mac totalmente abertas — até por isso, por padrão, a opção escolhida pela Maçã é a segunda.

Gatekeeper

Pois bem, aqui vai a dica/recomendação: deixe a segunda opção marcada (download de aplicativos apenas da Mac App Store e de desenvolvedores registrados), protegendo o seu computador de apps mal intencionados. Caso precise baixar um app/widget de um site/desenvolvedor não reconhecido pela Apple — mas que você conhece e considera seguro —, basta fazer o download do arquivo e, na hora de executá-lo, clicar com o botão direito (ou com a tela Control), escolhendo a opção “Abrir”.

Dessa forma, mesmo com Gatekeeper ativado — protegendo o seu Mac —, você conseguirá instalar o app. 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ HTC não tem intenção de entrar em acordo com a Apple

Próx. Post

↪ Site estima o custo, as margens de lucro e o preço final do “iPad mini”

Posts Relacionados