Apple e editoras oferecem concessões antitruste para acabar com processo na Europa


Caneta Para notificar nossos editores de um erro no post, selecione o texto e pressione Ctrl + Enter.
Por
31/08/2012 às 12:32

A Apple e algumas editoras estão sendo acusadas por cartel em ebooks na Europa e nos Estados Unidos. Segundo a Reuters, Apple e quatro editoras estão oferecendo concessões antitruste para se livrarem do processo na Europa — ontem, três editoras entraram em acordo na ação coletiva aberta por Estados americanos.

iBooks no iPad

No final do ano passado, a Comissão Europeia iniciou uma investigação sobre as práticas de cinco editoras em conjunto à Apple, para restringir a concorrência no mercado de ebooks. Segundo a Comissão, o acordo estipulava que outras lojas de ebooks — como a Amazon — não poderiam vender livros digitais por um preço menor.

Agora, Apple, Simon & Schuster, Harper Collins e Hachette Livre e Macmillan ofereceram a possibilidade de outras lojas venderem ebooks com descontos durante dois anos. A Comissão Europeia ainda está conversando com outras partes da indústria para averiguar se as concessões são suficientes para acabar com o processo.

Na Alemanha, a Apple não permite a compra de ebooks através de Gift Cards com desconto — no país, os livros precisam ser vendidos pelo mesmo preço, uma forma de proteger pequenas lojas de grandes companhias.

[via 9to5Mac]

Posts relacionados

Carregar mais posts recentes

Relatório de erro de ortografia

O texto a seguir será enviado para nossos editores: