O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: negociações emperram e televisor da Apple não deve chegar tão cedo ao mercado

Televisor passando filme do Batman

Taí um rumor que vai e volta, desde sempre: televisor da Apple. A Bloomberg afirmou hoje que os engenheiros da Maçã trabalham nele desde 2005, mas que a tarefa de projetar, desenhar o produto foi fácil se comparado à dificuldade que a empresa está enfrentando nas negociações com provedores de conteúdo.

Publicidade

A Apple está competindo com o Google, com a Microsoft e com a Amazon.com para tornar TVs o hub digital da vida das pessoas, em uma indústria que deverá atingir US$200 bilhões em todo o mundo até 2017. Ganhará quem for o primeiro a fechar acordos com empresas de mídia ou provedores de cabo, que têm pouco incentivo para ceder suas valiosas receitas. O resultado: a Apple não vai lançar uma TV este ano, como os analistas tinham previsto, disse uma pessoa familiarizada com os planos da empresa.

Televisor passando filme do Batman

Segundo o veículo, nas últimas negociações foi bastante discutido o controle sobre o software que determina a interface da tela. Outro ponto de discórdia seria a respeito da distribuição do set-top box, já que ele pode ser vendido diretamente para consumidores ou distribuídos pelas próprias empresas de conteúdo.

Contudo, as negociações estariam um pouco mais avançadas com a Time Warner Cable Inc. Eles especulam que a firma de Cupertino pode estar de olho na Time Warner para que ela seja sua primeira parceira, assim como a AT&T foi no lançamento do iPhone. Dessa forma, o produto seria lançado inicialmente apenas nos Estados Unidos. Caso a estratégia seja um sucesso, ficaria mais fácil para a Apple “replicá-la” em outros países, já com um case pronto.

Publicidade

“Ao contrário de outros distribuidores, nós não somos religiosos no controle da interface do usuário”, disse Robert Marcus, diretor de operações da Time Warner, em entrevista por telefone. Mesmo não querendo comentar sobre a Apple especificamente, a declaração já mostra uma certa inclinação para aceitar alguns pontos-chaves de uma negociação com a Maçã.

Uma coisa, pra mim, não está clara nesses últimos rumores envolvendo uma nova Apple TV. Afinal, será um set-top box ou uma televisão de verdade? Levando em conta o histórico da Apple, de controlar 100% a experiência do usuário, eu diria que estamos falando de uma televisão. Contudo, uma caixinha preta, barata, que pode ser facilmente conectada a televisores já existentes, é algo extremamente prático, com um alcance muito maior que uma TV de 50 polegadas, por exemplo.

Quem sabe a Maçã não esteja preparando até mesmo dois produtos, numa espécie de nova família (Apple TV e “Apple HDTV”). Enquanto ambos compartilhariam características como interface, gravação de conteúdo na nuvem (DVR), controle via iGadgets, mesmo conteúdo, entre outras coisas, a “Apple HDTV” (ou “iTV” — ambos nomes fictícios) traria mais recursos como FaceTime, controle por gestos, integração com a Siri, etc.

Publicidade

Mas a verdade é que, enquanto o embate pelo conteúdo estiver ocorrendo, o projeto de uma nova Apple TV/”iTV” ficará guardado na gaveta de Tim Cook.

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novas imagens mostram detalhes da suposta estrutura metálica do “iPad mini”

Próx. Post

↪ Jogo Minecraft – Pocket Edition é atualizado e ganha novos recursos

Posts Relacionados