Além de visual, Apple mudou também a forma como os rankings são gerados na App Store

Não foi só a interface que mudou na App Store do iOS 6. Aparentemente, a Apple fez mudanças drásticas também no algoritmo que escolhe o Top 25 da loja.

É inegável que os apps que habitam os mais altos lugares no ranking da principal loja de aplicativos do mundo são aqueles que ganham o maior destaque.

Confira a tabela compilada pela BTIG [requer cadastro]:

Tabela do resultado do novo algoritmo

Como podemos ver, inúmeros aplicativos que estavam nas primeiras posições do Top 25 de aplicativos gratuitos perderam posições, e muitos que estavam lá embaixo — antes mesmo da 300ª posição(!) — subiram no ranking.

A Apple não divulga publicamente como funciona o algoritmo, mas a BTIG acredita que agora ele “leva mais em consideração a velocidade com que os apps são baixados, em vez da popularidade/base instalada de usuários”.

Dessa forma, será mais fácil acompanhar tendências na App Store. Isso também é bom para os novos aplicativos, que agora possuem mais chances de atingir o topo do ranking. Enquanto isso, aplicativos de longa data, como Angry Birds, Facebook e jogos da Zynga, encontrarão dificuldades para retornarem ao topo.

[via CNET]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.