O melhor pedaço da Maçã.

Mapas do iOS 6: Apple fala sobre a polêmica; Google Maps teria sido enviado à App Store

Mapas no iOS 6

Polêmico. Este é o melhor adjetivo que posso encontrar para o aplicativo Mapas do iOS 6, desenvolvido pela Apple. Apesar de estar apenas disponível há apenas um dia para usuários, ele tem sido alvo de muitas críticas e reclamações. A tentativa da Apple de substituir o mapa da Google não foi bem aceita por todos, e ela sabe disso.

Publicidade

Mapas no iOS 6

Incrível. Quando funciona corretamente.

Trudy Miller, porta-voz da Apple, falou ao AllThingsD:

Publicidade

Nós estamos animados para oferecer esse serviço [Mapas] com características inovadoras como o Flyover, navegação curva-a-curva e integração com a Siri. Nós lançamos este novo serviço de mapas sabendo que seria uma grande iniciativa, e que nós estávamos apenas começando. O Mapas é uma solução baseada na nuvem e, quanto mais pessoas usarem, melhor ele ficará. Nós apreciamos todo o feedback dos usuários e estamos trabalhando duro para tornar a experiência dos clientes ainda melhor.

Realmente, o novo aplicativo é inferior ao oferecido pelo Google em diversos aspectos — em até muitos para falar a verdade. A falta de informações sobre transporte público, lugares posicionados erroneamente e até mesmo a falta do Street View são um chute no peito de quem acabou de atualizar seu aparelho para o novo iOS.

Ao fazer uma simples pesquisar de lugares, encontramos diversos problemas. Ao tentar encontrar uma rua, mesmo sem especificar o número, o novo Mapas foi inútil — em oposição ao Google Maps, que funcionou perfeitamente.

Mapas da Apple - Problemas na pesquisa 1Mapas do Google - Pesquisa 2

Mapas da Apple - Problemas na pesquisa 2Mapas do Google - Pesquisa 1

Mapas da Apple vs.Mapas do Google.

Publicidade

Não é esse tipo de experiência que esperamos de um software da Apple, empresa que sempre procura dar o melhor para seus consumidores. Enquanto isso, devemos ajudá-la a melhorar a experiência (até para o nosso bem) enviando um valioso feedback sobre os problemas encontrados.

Publicidade

Para sugerir correções, siga os passos abaixo:

  1. Quando encontrar um problema na localização:
    • Acesse as informações do lugar, tocando sobre o ícone e apertando a setinha azul;
    • Toque em Indicar Problema;
    • Escolha o tipo do erro que está enfrentando e siga as instruções do aplicativo.
  2. Outros problemas:
    • Entre no menu do aplicativo tocando na “orelha” do mapa (canto inferior direito);
    • Toque no pequeno link Indicar Problema;
    • Escolha o tipo do erro que está enfrentando e siga as instruções do aplicativo.

Ajudando a Apple, a chance de termos os erros consertados é bem maior, já que não somos o primeiro país que a empresa se preocupará. A gigante de Cupertino já está se mexendo, inclusive contratando uma leva de engenheiros para trabalhar na melhoria do novo Mapas.

Vagas na Apple

Mas nem tudo está “totalmente perdido”. O jornal The Guardian sugeriu que o Google já teria enviado sua solução de mapas para a App Store, e que o aplicativo já estaria passando pela revisão da Apple. Steve Stroughton-Smith, conhecido desenvolvedor, “confirmou” a história com um “Yep” (Sim) pelo Twitter, à la Jim Dalrymple.

[blackbirdpie id=”248875894943387649″]

O 9to5Mac entrou em contato com o Google para esclarecer a história e, aparentemente, uma versão do Google Maps adaptada ao iOS 6 já foi realmente enviada à Apple. Pessoalmente, acho difícil ele não ser aprovado, dada a quantidade absurda de respostas negativas que o novo aplicativo recebeu, e que existem dezenas (centenas) de outros mapas disponíveis na loja de apps da Maçã.

Esperamos, mesmo, que uma versão do Google Maps chegue logo à App Store, assim como queremos que a Apple continue desenvolvendo sua solução proprietária. Enquanto nada for resolvido, nós, usuários, teremos que nos adaptar ao novo Mapas ou simplesmente não atualizar para o iOS 6.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Jovens conseguem hackear um iPhone 4S no Mobile Pwn2Own

Próx. Post

↪ Audience, ex-fornecedora da Apple, é investigada por supostamente esconder informações de acionistas

Posts Relacionados