O melhor pedaço da Maçã.

Consumer Reports compara mapas do iOS 6 com o Google Maps do Android

Ícone do Mapas no iOS 6

A Consumer Reports aprovou de cara o iPhone 5, mas ficou com um pé atrás com relação aos mapas da iOS 6. Apesar de elogiar a interface clean do app, eles avaliaram negativamente a qualidade da informação presente nele, principalmente se comparado aos já consagrados apps de GPS como TomTom, Garmin Navigon, entre outros.

Publicidade

Ícone do Mapas no iOS 6

A fim de avaliar melhor a solução da Apple, a CR comparou os mapas do novo iPhone com o Google Maps de um Samsung Galaxy S III rodando o Android 4.0.4, focando o teste em trajetos (ponto A ao ponto B).

Nossas avaliações foram realizadas na cidade de Nova York usando dois aparelhos para cada plataforma, cada um com uma operadora diferente. Descobrimos que tanto os Mapas da Apple quanto o Google Maps foram eficazes em rotas, fornecendo orientações claras e grande integração com pontos de interesse.

A CR também ficou impressionada com a apresentação gráfica, resultados, sinalização e pontos de interesse dos mapas da Maçã. Contudo, disse que a solução da Apple oferece menos opções de personalização que a do Google — o que na opinião dela é até bom na hora em que estamos dirigindo, já que, quanto menos distrações, melhor. Eles também gostaram do modo como as apresentações das informações da navegação ponto a ponto (estimativa da hora de chegada, distância remanescente, tempo de viagem, etc.) são apresentadas no iPhone.

Mapas do iOS 6 em iPhones 5

Tanto no iOS quanto no Android é possível atender uma ligação durante um percurso de navegação, retornando ao trajeto assim que a chamada é terminada. O teste também apontou um empate técnico no reconhecimento de voz. Contudo, quanto o assunto é informação de tráfego, o Google leva vantagem.

Publicidade

Os aplicativos de navegação gratuitos de Apple e Google fornecem claras orientações de rota. O da Apple parece ser um produto menos maduro. Mas, como nós vimos nos primeiros aplicativos para iPhone, podemos esperar atualizações para este novo app ao longo do tempo — e Apple prometeu isso. Indo ao âmago da questão, no geral, o Google oferece um pacote melhor, mas sentimos que ambos fornecem uma boa solução padrão de software. Esperamos que a competição entre as empresas beneficiará clientes com melhorias continuas.

Taí, enquanto muitos esperaram um review bastante negativo da CR, ela simplesmente constatou o óbvio: os mapas da Apple são bons, mas os do Google ainda são melhores. Levando em conta o tempo de desenvolvimento que a Apple teve, essa conclusão é até positiva. Eu não duvido nada que em breve (seis meses, um ano no máximo) os mapas da Apple já tenham evoluído bastante, fazendo muita gente esquecer de uma possível má experiência e batendo de frente com o Google.

[via MacNN]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Moleskine Journal é atualizado e agora é universal, compatível com iPads e iPhones/iPods touch

Próx. Post

iOS 6 beta 4 expira e iGadgets são bloqueados

Posts Relacionados