O melhor pedaço da Maçã.

App Waze é uma ótima opção ao Mapas do iOS 6

Ícone - Waze

por @leopirana

Publicidade

Em janeiro de 2011 o MacMagazine publicou um review do aplicativo Waze, escrito pelo leitor Antonio “LedStyle” Ayre. Devido às dificuldades relatadas por vários usuários do iOS 6 como o app nativo Mapas, a Apple criou uma seção de aplicativos com esse tema na App Store, e foi justamente lá que descobri ele. Desde 2011 muita coisa mudou no aplicativo e, por isso, acho que vale a pena voltarmos a falar dele.

Ícone - Waze

O Waze é autodenominado GPS social. E posso destacar várias funcionalidades bacanas, que suprem dificuldades encontradas no app nativo no iOS 6.

Publicidade

Para começar, ele é gratuito e possui navegação ponto a ponto — inclusive em português. Ele funciona offline — claro, com algumas limitações, mas ele pode calcular até mesmo rotas para caminhos onde o mapa já ficou em cache no aparelho. Os mapas são feitos com vetores, semelhante à solução da Apple, o que agiliza o carregamento dos dados.

Problemas com vias recém-construídas? É aí que entra uma das funcionalidades sociais do app. Você pode ativar uma função na qual o aplicativo mapeia o caminho percorrido e adiciona novas vias. Ou, se preferir, pode entrar no site waze.com e adicionar à mão novas ruas, corrigir informações erradas, como nome de rua, direção, etc. Dependendo da edição, você precisará ter uma pontuação, que é conquistada principalmente por quilômetro percorrido e relatando imprevistos no caminho (acidentes, engarrafamentos, etc.).

Waze

Falando em imprevistos, está aí outra função legal. Só de estar com o app aberto, ele já consegue identificar se o trânsito está lento, e já joga essas informações para usuários próximos, alterando a rota deles. Você pode adicionar manualmente informações como: trânsito, acidentes, radares ou blitz policial. No mesmo menu, é possível informar erros do mapa, como curva proibida, cruzamento incorreto, etc., ou selecionar o recurso que já citei, o pavimentar, que serve para gravar o caminho por um local que não estava no mapa. Outro dia o navegador mandou eu virar em uma rua em que era proibida. Eu relatei o erro, e no mesmo dia recebi um email falando que certo usuário havia corrigido, e cerca de 10 dias depois, as informações atualizadas já entrariam em vigor.

Publicidade

Mais um recurso legal: com ele é possível adicionar o valor do combustível de um determinado posto de gasolina, e toda a comunidade tem acesso. Nas configurações, é possível adicionar a bandeira do posto e tudo! Pelo fato de o aplicativo estar disponível também para Android, facilita o trabalho, por ter uma base de usuários maior — nesse caso, quanto mais, melhor!

Falando agora das rotas, tem um recurso que gostei muito. Ele aprende sua rota preferida depois de repetir ela algumas vezes. Depois disso, ele já sugere essa rota de primeira para um certo trajeto.

Baseado nas informações do app da loja americana, a atual versão tem 10.700 avaliações com 5 estrelas — são 49.500 avaliações positivas se considerar todas as versões. Com a minha recente experiência com o Waze, posso dizer que ele supre muitas necessidades que poderiam ser encontradas no Mapas. E por ser gratuito, recomendo o teste — ele pesa 27,9MB, é universal (compatível com iPads e iPhones/iPods touch) e requer o iOS 4.0 ou superior.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MM na App $tore: Saving Yello, Paper, QuickSearch PDF Reader, AirFoto, SpeakerTweaker e mais!

Próx. Post

↪ Vídeo: confira o primeiro trailer do jogo Need For Speed Most Wanted para iOS

Posts Relacionados