A Apple é a líder mundial de vendas de músicas digitais com o iTunes, porém serviços como Pandora e Oi Rdio já estão afetando o seu modelo tradicional de vendas. Eles funcionam através da internet e permitem que usuários escutem milhões de músicas pagando por uma assinatura mensal ou apenas vendo publicidade.
Próxima versão iTunes, aplicativo musical da Apple que deverá chegar ainda neste mês.
Segundo a Bloomberg, a Apple intensificou suas negociações com as gravadoras para lançar um serviço de transmissão de músicas já no começo de 2013. Em setembro, o WSJ.com já tinha levantado rumores de que a gigante de Cupertino lançaria um serviço desse tipo.
Ele deverá ser gratuito e utilizará o iAd para arrecadar fundos. Não se sabe se a quantidade de músicas que o usuário poderá ouvir será limitada, nem se ele contaria também com uma assinatura mensal ilimitada — modelos mais utilizados pelos atuais representantes do segmento. Entrando neste mercado, a Apple renovaria o seu modelo de negócios, que é o mesmo desde 2003. Um serviço desse tipo seria muito bem-vindo, visto que usuários não precisariam mais comprar álbuns, apenas ver algumas propagandas ou pagar uma assinatura mensal para ouvirem milhões de músicas.
O Oi Rdio será um dos grandes concorrentes da Apple no Brasil caso ela entre mesmo neste mercado. Atualmente, ele permite que os clientes acessem uma vasta biblioteca musical — a qual inclui artistas nacionais e internacionais — pagando apenas R$15/mês.