O melhor pedaço da Maçã.

App Store continua sendo alvo de enganações; desta vez, envolvendo o jogo Mortal Kombat

Mortal Kombat falso na App Store

É inevitável que consumidores fiquem muito empolgados quando surge na App Store algum lançamento bombástico, como seria o caso do famoso jogo de luta Mortal Kombat. O problema é que, ainda hoje, a loja da Apple é alvo de muitas enganações.

Publicidade

Desta vez, não é diferente.

Mortal Kombat falso na App Store

Disponível há cerca de duas semanas(!) na App Store, um falso jogo de Mortal Kombat utiliza o ícone e screenshots oficiais do título em sua apresentação na loja, mas ao ser baixado se mostra algo totalmente diferente do anunciado. Evidentemente a coisa tem um preço, que já variou de US$1 a US$5 desde o lançamento.

Publicidade

Como uma loja totalmente controlada e filtrada pela Apple, esta tem total responsabilidade sobre esse tipo de golpe que chega por lá. É natural que, com o volume diário de novos aplicativos publicados e atualizações, deslizes como esses ocorram. O que não daria para aceitar seria se a Apple não tomasse rápidas providências — como esperamos que faça, neste caso — e não ressarcisse os consumidores lesados.

Ainda assim, cabe ao consumidor também um pouco de cuidado nessas horas. No caso de um grande lançamento como esse, era natural que, por exemplo, diversos sites como o MacMagazine noticiassem a chegada do game à App Store. Algum fez isso? É claro que não. Ok, se você não quer ter o trabalho de pesquisar artigos antes de comprar, que pelo menos observe a fabricante/desenvolvedora do jogo: alguém acha mesmo que “Anh Nguyen Thi Ngoc” é algo oficial e confiável? Não há absolutamente nada sobre Midway Games, Acclaim Entertainment ou Warner Bros. Interactive Entertainment por lá, as responsáveis originais do título.

Nos reviews do jogo, o golpe também fica bem claro:

Comentários - Mortal Kombat falso na App Store

Clique para ampliar.

Publicidade

Se vocês observarem bem, os reviews com 5 estrelas são todos feitos por usuários falsos na loja — muitos deles criados apenas para postar o review desse jogo. Os textos em sua grande maioria não fazem sentido nenhum e têm todo aquele estilo de Google Tradutor. A ideia dos golpistas é levar a média de avaliações lá para o alto; neste momento são 65 ao todo, o que lhe deu uma elevada média de 4 estrelas.

Publicidade

Eu não consigo imaginar que um jogo como esse de fato passou por uma avaliação manual pela equipe da Apple, porque não é um nome pouco conhecido e no mínimo dispararia um “alarme” para que tivessem uma maior atenção na coisa. Pra mim, muitos dos apps enviados hoje à loja passam apenas por um processo automatizado de verificações, o que acaba levando a isso.

Apple, tome logo providências!

[dica do Erik Gonçalves]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Juiz autoriza Samsung e Apple e adicionarem gadgets recém-lançados a processo [atualizado]

Próx. Post

Incase e Belkin anunciam suas primeiras capas para iPads mini

Posts Relacionados