O melhor pedaço da Maçã.

Tutorial: utilizando três novos recursos do Telefone no iOS 6

Recurso Mensagem no Telefone do iOS 6

Acredite: apesar de tudo, o iPhone ainda é um celular. 😛 No iOS 6, a Apple deu uma boa melhorada no app Telefone (Phone), trazendo três recursos bem legais para o aparelho. Falo do Mensagem, do Ligar Depois e do Não Perturbe.

Publicidade

O iOS 6 traz novos recursos de chamada para o seu iPhone. Agora, quando recusar uma chamada, você poderá responder imediatamente com uma mensagem de texto ou definir um lembrete para retornar a ligação. Quando você estiver muito ocupado, ative o Não Perturbe para que ninguém atrapalhe você, exceto as chamadas especiais, como o seu chefe ou aquela ligação que você está esperando.

Mensagem

Recurso Mensagem no Telefone do iOS 6

A primeira coisa que precisamos fazer para utilizar esse recurso é configurar as mensagens que serão mais utilizadas. Para isso, vá em Ajustes (Settings) » Telefone (Phone) » Responder c/Texto (Reply with Message). Lá, existem três campos (com sugestões) para você preencher.

Recurso Mensagem no Telefone do iOS 6Recurso Mensagem no Telefone do iOS 6Recurso Mensagem no Telefone do iOS 6

Feito isso, é só aguardar uma chamada que aquele ícone da câmera na Tela Bloqueada se transforma num ícone de telefone. Basta deslizar ele para cima que a opção Responder c/Texto aparece. Escolhendo uma das mensagens pré-definidas — ou personalizando uma nova —, a chamada é recusada e a mensagem enviada ao contato. Vale lembrar, porém, que a pessoa do outro lado da linha tem que estar ligando de um aparelho celular para receber a mensagem — não adianta fazer isso atendendo uma ligação de um telefone fixo. 😉

Publicidade

Uma pequena observação: se você usa o iOS em inglês — ou qualquer outro idioma —, a primeira mensagem padrão, definida pelo sistema (“Não posso falar agora…”) será enviada no idioma do sistema, mesmo você configurando as três opções em português.

Ligar Depois

Recurso Ligar Depois no Telefone do iOS 6Recurso Ligar Depois no Telefone do iOS 6

Aqui, em vez de enviarmos uma mensagem, temos três opções de sermos lembrados para retornar a ligação: em 1 hora, quando sair do local que estamos ou quando chegar em casa. Para que as duas últimas opções funcionem, o GPS do aparelho (Ajustes » Privacidade » Serv. Localização) precisa estar ativado — no caso de lembrar quando chegar em casa, o seu endereço residencial precisa estar cadastrado nos contatos do aparelho.

Não Perturbe

Para configurar o recurso Não Perturbe (Do Not Disturb), vá em Ajustes (Settings) » Notificações (Notifications) » Não Pertube (Do Not Disturb). Lá, você programa um horário para que ligações e alertas que chegarem quando o aparelho estiver bloqueado sejam silenciadas.

Recurso Não Perturbe no iOS 6Recurso Não Perturbe no iOS 6

Ative a opção Programado e escolha o melhor horário de acordo com a sua rotina — por exemplo, o horário que você vai dormir e o horário que você levanta. Isso fará com que as notificações de Facebook, WhatsApp Messenger e outros apps não incomodem, já que o aparelho não toca nem vibra. O bacana é que, quando você levantar, todas as notificações estarão lá armazenadas e você não perde nada.

Publicidade

Na opção Permitir Ligações De, escolhemos exatamente quais ligações receberemos normalmente enquanto o recurso estiver ativado — normalmente, para aqueles casos emergenciais. As opções são: todos, ninguém ou quem faz parte dos favoritos (primeira aba disponível no app Telefone). Há também a possibilidade de selecionarmos contatos de um determinado grupo (por exemplo, pessoas da família). Para isso, você obrigatoriamente tem que ter grupos cadastrados nos seus contatos (família, comercial, amigos, etc.).

Existe ainda a opção Ligações Recebidas, a qual permite que, mesmo com o Não Perturbe ativado, uma ligação não seja silenciada caso alguém ligue duas vezes dentro de um período de três minutos. Desta maneira, se a pessoa insistir, o aparelho tocará normalmente.

Feito isso, o recurso está programado para entrar em ação todos os dias, no horário estipulado por você. Mas caso esteja numa reunião, no meio do dia, e queira ativar o recurso, basta ir em Ajustes (Settings) que ele está ali, em cima das Notificações, pronto para ser ativado. Para ver se o recurso está ligado, basta olhar para a barra de estado; se o ícone de uma lua estiver lá, à esquerda da hora, é porque o Não Perturbe está ativado.

·   ·   ·

Espero que esses três recursos sejam tão úteis para você quanto são para mim. 🙂

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Confira as ofertas de hoje do AppyFridays: Colorstrokes, Alarm Clock Pro, Keyboard Cowboy e um bônus!

Próx. Post

Tópicos do Fórum: drive híbrido vs. SSD, preços abusivos, OS X 10.9 e mais!

Posts Relacionados