Histórica e comparativamente [1, 2, 3], a Apple sempre foi uma empresa que investiu muito pouco em lobbying (influenciar decisões do poder público em favor de interesses privados).
O ano de 2012 está praticamente acabando, então já podemos ter um bom panorama de gastos relacionados a esse tipo coisa entre as empresas de tecnologia. Se levarmos em consideração a lista do OpenSecrets.org contemplando empresas de setor de tecnologia/internet, a empresa mais valiosa do mundo aparece apenas na 15ª posição:
- Google – US$13,1 milhões
- Microsoft – US$5,6 milhões
- Hewlett-Packard – US$5,3 milhões
- Oracle – US$3,7 milhões
- Entertainment Software – US$3,5 milhões
- IBM – US$3,5 milhões
- Intel – US$2,7 milhões
- Facebook – US$2,5 milhões
- Yahoo! – US$2,1 milhões
- Intuit – US$1,9 milhão
- Cisco Systems – US$1,9 milhão
- Amazon.com – US$1,8 milhão
- Dell – US$1,8 milhão
- EMC – US$1,6 milhão
- Apple – US$1,4 milhão
Ou seja, o Google investiu quase dez vezes mais do que a Apple, enquanto a Microsoft, quatro vezes mais. Isso sem mencionar empresas que hoje são bem menores que a Apple, como HP e Dell. São números que impressionam, ainda mais se levarmos em consideração o atual tamanho da companhia.
[via BGR]