O melhor pedaço da Maçã.

Fábrica de Macs nos EUA deve gerar 200 empregos; Mac Pro é o mais cotado para ser fabricado no país

Mac Pro visto de lado

Desde que Tim Cook (CEO da Apple) informou que a companhia produzirá Macs nos Estados Unidos a partir de 2013, muita gente anda especulando o assunto.

Publicidade

Falando para a Bloomberg, Dan Luria, economista do Michigan Manufacturing Technology Center (Centro de Fabricação e Tecnologia de Michigan) informou que os planos da Maçã devem criar 200 vagas de emprego e que, assim como em outras ocasiões, a firma de Cupertino deverá receber incentivos fiscais para montar a operação em solo americano.

Vale lembrar que a Maçã não é a primeira a levar uma linha de produção aos Estados Unidos. Lenovo, LG e Hewlett-Packard (HP) já operam no país — na Carolina do Norte, em Michigan e no Texas, respectivamente.

Mac Pro visto de lado

Mas que Mac a Apple produzirá em terras americanas? Apesar de alguns iMacs já estarem com as inscrições “Assembled in USA” (“Montado nos EUA”), muitos acreditam que o Mac Pro é o escolhido. A empresa já deixou claro que a máquina será atualizada em 2013 — ou seja, batendo com os planos da fábrica.

Publicidade

Dos 18 milhões de Macs vendidos no ano passado, pouco menos de 1 milhão foram de Macs Pro. Também temos que levar em conta que a quantidade não é grande, mas que sai caro para a Apple despachar esses produtos da China (eles são grandes e pesados) e que os desktops profissionais são mais fáceis de fabricar/montar, além de serem naturalmente mais caros — absorvendo melhor um possível aumento de preço em sua fabricação.

Alexander Hoffmann, um dos que defende essa ideia, acha que a Apple não está fazendo isso por questões políticas ou algo do tipo. Para ele, se trata de uma tentativa da empresa de exercer mais controle sobre o processo de fabricação de seus aparelhos, algo que ela sem dúvida perdeu quando passou a sua produção para o outro lado do mundo, na China.

Publicidade

Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história da produção da Apple nos EUA, o WSJ.com criou uma linha do tempo interessante, que começa em 1980 (produção do Apple II, em Carrollton, no Texas) e termina em 2004 (demitindo 235 empregados em Elk Grove, na Califórnia).

[via MacRumors, Fortune Tech, The Loop]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Foto do dia: um rack com 160 Macs mini

Próx. Post

Pebble ganha suporte a notificações de SMSs e iMessages, mas não chegará a tempo para o Natal

Posts Relacionados