O melhor pedaço da Maçã.

Apanhado de 2012: jogos e quadrinhos dominaram a App Store

Angry Birds Star Wars

Não é novidade que a categoria “Jogos” (Games) tem um grande peso nas vendas da App Store desde o início da loja, mas a cada ano os números ficam ainda mais impressionantes.

Publicidade

Angry Birds Star Wars

Durante o ano, vimos Angry Birds fazendo parceria com uma das maiores franquias do mundo — caso alguém tenha acabado de chegar de Marte, estou falando de Star Wars, é claro —, enquanto edições de comic books começaram a aparecer na loja digital antes de chegarem às bancas tradicionais. A edição “de bolso” de Minecraft foi outro destaque de 2012, divulgando que (somando as vendas no iOS e no Android) 5 milhões de pessoas compraram o app.

Ícone - Draw SomethingTambém foi o ano em que todos nós paramos a vida pra desenhar em Draw Something e ele foi rapidamente comprado pela Zynga por algumas centenas de milhões de dólares — wow! Para os que gostam de números, em abril o joguinho já tinha passado a marca dos 50 milhões de downloads e deixou até Angry Birds Space para trás!

Relembrando mais um pouco, Temple Run foi comprado pela Disney para lançar a versão do filme Valente (Brave) e, mais do que nunca, jogos do iOS saíram do mundo digital e viraram brinquedos nas prateleiras das lojas físicas. De Draw Something com papel e caneta à febre do álbum de figurinhas de Angry Birds, até a inserção do jogo Words With Friends em um episódio de The Big Bang Theory. Em outras palavras, isso representa um mercado borbulhando.

Publicidade

Quanto ao jogo do ano, o grande eleito foi Rayman Jungle Run, que impressionou tanto nos gráficos (mesmo sendo um jogo mais casual) quanto no uso simples e inteligente dos controles multi-touch. A Ubisoft aumentou consideravelmente sua atenção para o iOS e lançou essa belezinha com um dos personagens mais divertidos que eu conheço.

Rayman Jungle Run

Para completar, a comercialização de quadrinhos decolou no ranking de vendas! O Comics (da comiXology) é o app mais popular da categoria e ficou em terceiro lugar na arrecadação de bufunfa durante o ano. Isto sem contar as vendas dos aplicativos oficiais da Marvel e da DC — que com certeza não vendem pouco —, mais as vendas da própria comiXology por outros meios que não o iOS. Imaginem só os números dessa posição! Eu nem sei mais o quanto gastei por lá só para acompanhar os quadrinhos de The Walking Dead!

The Walking Dead na comiXology

Em 2012 os leitores também comemoraram que as edições foram atualizadas em alta resolução e sem custo adicional, além de um grande passo da Marvel para mostrar o que eles podem fazer com a interação nas versões digitais de seus títulos.

Publicidade

Ainda na lista citada acima, vale dizer que os jogos dominaram entre os mais lucrativos para iPhones/iPods touch *e* iPads.

Finalizando, outra grande prova que o iOS está crescendo é a chegada de Pokédex e de ZombiU à App Store, já que ambos são exclusivos da Nintendo — que até pouco tempo ignorava fortemente a plataforma mobile. Depois dessa, tomara que o mundo não acabe na próxima sexta-feira, hein! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Apple libera terceiro build de testes do OS X 10.8.3 para desenvolvedores

Próx. Post

Instituto Nacional da Propriedade Intelectual se posiciona e afirma que, no Brasil, marca “iPHONE” de fato pertence à Gradiente [atualizado]

Posts Relacionados