Tutorial: como compartilhar suas fotos via iCloud, tanto pelo iOS quanto pelo OS X

Se voc√™ possui um iGadget ou um Mac e tem uma conta no iCloud, saiba que existe um jeito simples e bacana de compartilhar suas fotos. ūüôā

Compartilhando via iPad ou iPhone/iPod touch

Antes de tudo, vale lembrar aqui que o compartilhamento √© feito via iCloud (servi√ßo de armazenamento/sincroniza√ß√£o na nuvem da Apple). Se voc√™ n√£o tem uma conta, este artigo de suporte mostra como fazer isso e, de quebra, ainda tira umas d√ļvidas sobre o servi√ßo.

Feito isso, o segundo passo √© ativar o recurso de compartilhamento de fotos no seu aparelho. V√° em Ajustes (Settings) ¬Ľ iCloud ¬Ľ Compartilhar Fotos (Photo Shared) e ative o Fotos Compartilhadas (Shared Photo Streams).

Compartilhar Fotos (Ajustes)Compartilhar Fotos (Ajustes)

Tudo configurado? Ent√£o agora vamos criar o √°lbum. Existem tr√™s maneiras de se fazer isso: uma pelo app nativo C√Ęmera e duas pelo app Fotos; todas elas bem f√°ceis.

C√Ęmera

Entre no Rolo da C√Ęmera (Camera Roll) tocando na miniatura no canto inferior esquerdo e toque no bot√£o Rolo da C√Ęmera, no canto superior esquerdo, para ver todas as imagens. Feito isso, toque no bot√£o de compartilhamento (aquele com uma setinha) e selecione as imagens.

Compartilhar FotosCompartilhar Fotos

Agora toque no bot√£o Compartilhar e depois em Compart. Fotos. Depois, Crie um novo √°lbum escolhendo a op√ß√£o Fotos Compart. (Novas)‚Ķ, adicione os endere√ßos das pessoas com as quais voc√™ deseja compartilhar as imagens, escolha o nome do √°lbum e se quer que as fotos sejam p√ļblicas ou n√£o.

Compartilhar FotosCompartilhar Fotos

Ativando essa opção, qualquer um com o link da página poderá visualizar as imagens; caso a opção permaneça desligada, apenas as pessoas que você escolheu terão acesso às fotos. Antes de publicar, você também pode escolher se deseja colocar algum comentário no álbum, como por exemplo uma breve explicação de quem são as pessoas, do evento, o local, etc.

Fotos

A mesma coisa pode ser feita pelo app nativo Fotos. Entre no Rolo da C√Ęmera ‚ÄĒ ou em qualquer outro √°lbum onde as fotos que voc√™ queira compartilhar estejam ‚ÄĒ, toque em editar, selecione as imagens e escolha a op√ß√£o Compartilhar. Da√≠ em diante, o processo √© o mesmo do supracitado.

A outra opção é ir diretamente na aba Compart. Fotos e tocar no sinal de mais (+) no canto superior esquerdo. Assim, a primeira coisa que fazemos é criar o evento para depois adicionar as fotos.

Ajustes

Para ver o √°lbum publicado, v√° em Fotos ¬Ľ Compart. Fotos. L√° est√£o listados os todos os √°lbuns que voc√™ compartilhou ou que assinou (aqueles que outros compartilharam com voc√™). Tocando na setinha azul, voc√™ entra nas configura√ß√Ķes do √°lbum. Aqui vale ressaltar que √© poss√≠vel adicionar mais pessoas (assinantes) ao √°lbum mesmo depois que ele for publicado, assim como torn√°-lo p√ļblico, o que √© ideal para compartilhar as fotos com pessoas que n√£o possuem iGadgets/contas no iCloud, j√° que elas poder√£o visitar um link e visualizar as fotos em uma p√°gina na web ‚ÄĒ¬†abaixo, um exemplo dessa p√°gina p√ļblica.

√Ālbum p√ļblico do recurso Compartilhar Fotos

Ao adicionar pessoas (assinantes) ao álbum, eles receberão uma notificação por email e em seus próprios iGadgets. Assim que eles aceitarem, os nomes/emails dos assinantes ficarão listados nos ajustes do álbum (nessa setinha azul). Você, criador do álbum, tem controle total sobre os assinantes, podendo reenviar convites e excluí-los como bem entender.

Se algu√©m comentar uma foto, voc√™ recebe uma notifica√ß√£o ‚ÄĒ desde que tenha ativado o recebimento de notifica√ß√Ķes em Ajustes ¬Ľ Notifica√ß√Ķes ¬Ľ Fotos ‚ÄĒ, o que √© bem legal para acompanhar as “discuss√Ķes”.

Compartilhando via Mac

Para compartilhar as fotos pelo iCloud utilizando um Mac, voc√™ precisa ter o iPhoto instalado. Entre no Evento/√Ālbum desejado e selecione as fotos que deseja compartilhar. Depois clique no bot√£o Compartilhar (canto inferior direito) e escolha a op√ß√£o Compartilhar Fotos.

Compartilhar Fotos

Crie um novo √°lbum na op√ß√£o Novas Fotos Comp. Da√≠ em diante, o processo √© praticamente igual ao do iOS: escolha as pessoas com quem deseja compartilhar, o nome do √°lbum, se quer que ele seja p√ļblico ou n√£o e voil√†!

Assim como no iOS, voc√™ pode incluir novos assinantes e desativar a URL (site p√ļblico) a qualquer momento.

·   ·   ·

Espero que o tutorial tenha esclarecido tudo sobre esse bom recurso do iCloud e que voc√™ possa utiliz√°-lo neste Natal sem problemas! Caso ainda esteja com alguma d√ļvida, os coment√°rios e o nosso F√≥rum est√£o a√≠ para isso. ūüôā

Ah, existe ainda outra forma de compartilhar fotos no iOS, através do aplicativo iPhoto. Caso queria conhecer mais essa opção, não deixe de ler este artigo.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.

O MacMagazine faz parte do grupo iMasters, mantido pelas seguintes empresas: