iPhone 5 é o dispositivo que mais consome dados nas redes de operadoras europeias

Os últimos resultados de uma pesquisa da Arieso revelaram que o iPhone 5 é o dispositivo que mais consome dados nas redes das operadoras europeias. Os donos do smartphone mais novo da Apple transferem 50% mais dados do que os usuários de iPhones 4S.

21-iphone5loja36

Porém, a Apple não domina o tráfego de dados saindo do celular. Neste quesito, quem está na frente é a Samsung, com dois celulares — Galaxy S III e Galaxy Note II — antes do iPhone 5.

Pela primeira vez, os smartphones tiveram uma representação maior do que as tablets no total de bytes consumidos. Dos dez principais devoradores de dados (excluindo modems), sete são smartphones e três são tablets. Isso pode indicar tanto que os donos de smartphones realmente usam mais o seu aparelho do que os donos de tablets ou que a maior parte dos dados consumidos pelas tablets é transferido via Wi-Fi.

Entre as tablets, se engana quem acha que o iPad é o líder de consumo de dados em redes de operadoras na Europa. Em primeiro lugar está o Galaxy Tab 2 de 10.1″, o qual devora 20% mais dados do que o iPad — que figurou no segundo lugar.

O estudo também revelou que 1% dos usuários são responsáveis por 40% dos dados consumidos (0,1% por 20%; 10% por 80%). Isso se deve principalmente ao uso pesado de alguns usuários de modems 3G/4G.

Fazendo uma análise dos padrões de uso das redes de operadoras latino-americanas, a Arieso constatou que um grande aumento no consumo de dados é esperado para os próximos trimestres, mas que a maior parte das redes foram criadas e otimizadas para o uso de voz. Isso pode causar um grande problema num futuro próximo, diminuindo a qualidade do serviço e da cobertura oferecida.

[via TechCrunch]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.