O melhor pedaço da Maçã.

Opera trabalha em browser totalmente novo para iOS e Android; será lançado em fevereiro

Quando a gente achava que já estávamos saturados de opções de browsers no iOS, eis que mais uma está surgindo. E de uma empresa que inclusive já possui um navegador na App Store, o Opera Mini, mas que está vindo agora com uma proposta totalmente nova.

Publicidade

No vídeo a seguir, você conhecerá um pouco do Ice:

YouTube video

É uma pena que o som esteja tão baixo e a qualidade de imagem, tão ruim.

A primeira diferença do Ice é que ele adota nativamente o engine WebKit (o mesmo do Safari e do Chrome), deixando de lado o Presto usado há anos pela Opera Software. Para o CEO Lars Boilesen, a mudança foi necessária para acabar com as incompatibilidades que há tanto tempo incomodam usuários dos browsers da empresa.

Publicidade

Mas o aspecto que mais deve interessar a usuários é a sua interface inovadora, altamente visual e baseada em gestos intuitivos. A ideia dele é ter o mínimo possível de ícones/botões atrapalhando a experiência do usuário.

Tomando como base a minha experiência com o Chrome no iPad e no iPhone, imagino que o Ice tenha potencial de agradar a muitos, porém, enquanto a Apple não incorporar no iOS a opção de o usuário poder selecionar qual o seu browser padrão/favorito, todos os concorrentes do Safari serão prejudicados — afinal, qualquer link tocado a partir de outro app sempre é aberto nele. O Google e alguns outros desenvolvedores começaram recentemente a dar a opção de mandar páginas diretamente para o Chrome em seus aplicativos, mas de longe não é a solução ideal.

Publicidade

O Ice terá versões tanto para tablets quanto para smartphones e será lançado em fevereiro (durante o Mobile World Congress, em Barcelona), no iOS e no Android. Num segundo momento, a desenvolvedora também pretende trabalhar numa versão dele para Windows Phone.

[via Pocket-lint]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Utilitário para Mac facilita acesso às pastas de arquivos do iCloud, separadamente por cada app

Próx. Post

Confira as ofertas de hoje no US$2 Tuesday: Handy Calculator, SimpleEdit e Million Dollar Adventure

Posts Relacionados