O melhor pedaço da Maçã.

Navegador Opera chega a 300 milhões de usuários e inicia transição definitiva para o engine WebKit e para o Chromium

Ícone - Opera

Ícone - Opera 10Pense em 300 milhões de pessoas. Parece muito? É claro que depende do ponto de vista. Se pensarmos em *todos* os “internautas” do planeta (em computadores, smartphones, tablets e até TVs), não chega a ser algo desprezível mas também não é estrondoso.

Publicidade

Mas para a Opera é, afinal, muita gente nem nunca sequer ouviu falar dela. E a empresa norueguesa quer lutar para mudar isso, por isso anunciou hoje não só a nova cifra de usuários quanto o início do abandono definitivo do seu engine Presto em prol do WebKit, além da base do Chromium e do V8 para JavaScript.

Recentemente a Opera já havia dado um indicativo de que isso viria a acontecer, tendo em vista que ela anunciou um novo browser para iOS e Android justamente baseado em WebKit. O Opera Ice será demonstrado em detalhes neste mês, durante o Mobile World Congress em Barcelona (Espanha).

A notícia é ótima pois tira a Opera do escanteio que ela mesma se colocou e significa que ela começará (ou melhor, já começou) a colaborar com o desenvolvimento de ambos WebKit e Chromium junto à Apple e ao Google, contribuindo para uma web ainda mais padronizada. Como sempre, há um grupo de chatos de plantão que acha isso tudo péssimo, pela perda de diversidade. Digam isso para web developers, que vivem de cabelo em pé para fazer projetos funcionarem igualmente em todas as plataformas.

Publicidade

Para usuários, o navegador deverá se tornar também mais rápido em vários sentidos. Só fica a torcida para que ele não perca seus diferenciais tão amados por seus fãs, como sua interface diferenciada recheada de opções avançadas de personalização.

Agora são três fortes nomes (Safari, Chrome e Opera) contra o engine Gecko, do Mozilla Firefox, e o Trident, do Microsoft Internet Explorer. Mas eu nem contaria muito o IE, afinal, ele atualmente só é desenvolvido para Windows.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Single da semana: “Down the Road”, de C2C

Próx. Post

↪ Foto do dia: todos os 3.500 empregados do LinkedIn ganhando iPads mini ;-)

Posts Relacionados