Segurança no mundo Apple: AirDrop

Ícone do Lion - AirDropAirDrop é uma implementação do protocolo Wi-Fi Direct, uma tecnologia criada para que equipamentos sem fio se conectem sem a necessidade de um ponto de acesso (hotspot) e sem nenhuma configuração específica. Ele possibilita que usuários encontrem outros usuários próximos (através do Bonjour) e possam compartilhar arquivos entre si.

A ideia é ser simples e funcional, permitindo que qualquer usuário com o mínimo de conhecimento possa utilizá-lo. Para as pessoas se localizarem, basta manter a janela do Finder aberta no menu AirDrop. A partir daí, os usuários podem iniciar o processo de envio e recebimento de arquivos entre os computadores, mesmo não estando participando da mesma rede ou com uma rede configurada. Além disso, eles devem deliberadamente aceitar o recebimento de arquivos de outros usuários.

O processo de localização dos usuários do AirDrop, o envio do arquivo e o aceite do recebimento fornecem uma medida forte de segurança e prevenção da captura do arquivo. Entretanto, não garantem a autenticidade dos computadores e usuários envolvidos no processo, assim um atacante pode facilmente modificar o nome do computador e o nome do usuário local para se passar por uma determinada pessoa. Validem utilizando outros meios (telefone, chat, email…) se o verdadeiro usuário está provendo tal informação.

Tecnicamente, o AirDrop utiliza o firewall Packet Filter (PF) para criar uma conexão ponto-a-ponto entre os usuários que estão compartilhando arquivos entre si, além de criptografar os arquivos durante a transferência utilizando Transport Layer Security (TLS).

Para utilizar o AirDrop, verifique se o seu computador está na lista de Mac suportados.

  1. Clique no ícone do AirDrop que está presente na barra lateral do Finder (você pode usar o menu Ir » AirDrop, ou ainda o atalho Shift + Command + R) para localizar outros sistemas que estejam próximos e com o AirDrop aberto.
  2. Para transferir um arquivo, clique e arraste o arquivo sobre o ícone do usuário localizado pelo AirDrop ou clique sobre o arquivo com o botão secundário (Ctrl + clique) e selecione o item Compartilhar » AirDrop (Share » AirDrop).
  3. Ao receber um arquivo, o AirDrop irá perguntá-lo se deseja aceitar a transferência antes de iniciá-la.
  4. Para desabilitar o AirDrop, basta fechar a janela do Finder que está apresentando a lista de usuários AirDrop.

Janela do AirDrop no Mac

Caso você queira criar um atalho do AirDrop em outro local do sistema além da barra lateral do Finder, utilize o código AppleScript abaixo para automatizar a abertura do Finder e escolha do menu AirDrop. Aqui está uma versão compilada por mim e disponibilizada para download [ZIP].

#!/usr/bin/osascript
tell application "Finder"
activate
tell application "System Events" to keystroke "R" using {command down, shift down}
end tell

O AirDrop é um excelente recurso para muitos ambientes, mas algumas organizações podem desejar desabilitá-lo para atender às suas diretrizes de garantia de informação.

Comandos para o Terminal:

Para desabilitar o AirDrop

sudo defaults write /Library/Preferences/com.apple.NetworkBrowser DisableAirDrop -bool YES

Para habilitar novamente o AirDrop

sudo defaults write /Library/Preferences/com.apple.NetworkBrowser DisableAirDrop -bool NO

Para refletir as mudanças

sudo killall Finder

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.