Apple abandona marca “Newton”; veja como seria o iPad se ele existisse na época do PDA :-P

De todos os projetos realizados pela Apple no seu período entre a demissão e o retorno de Steve Jobs (1985 a 1997), certamente o que mais impressionou, o mais revolucionário, o mais à frente do seu tempo foi o PDA (personal digital assistant) Newton. Há alguns anos até mostramos aqui no site que ela mesma tinha muito a aprender com ele, com relação ao iPhone, e já publicamos belas fotos dos dois aparelhos juntinhos.

Em 2007 até se falava num possível retorno triunfal do Newton, ideia essa enterrada há bastante tempo. Até porque, segundo o blog Patently Apple, a marca “Newton” foi abandonada de vez pela firma de Cupertino. A informação já consta em documentos do Escritório de Propriedade Intelectual do Canadá.

Já que o Newton está agora definitivamente no museu da Apple, nos resta contar com brincadeiras e a imaginação das pessoas. Coincidentemente, o designer Michael Donovan publicou há poucos dias, no Dribbble [1, 2], duas imagens que vislumbram como seria o iPad caso ele existisse na época do PDA.

Eis a tela travada do tablet, ao lado de uma stylus:

iPad na época do Newton

Clique na imagem para ampliá-la.

E a sua tela inicial, recheada de apps bacanas:

iPad na época do Newton

Clique na imagem para ampliá-la.

Donovan conta que o trabalho foi todo confeccionado no Adobe Photoshop, somente com formas vetoriais. Quem manja, manja.

Se houver algum erro no post acima, selecione-o e pressione Shift + Enter ou clique aqui para nos notificar. Obrigado!

Sobre o Autor

Fundador e editor-chefe
Google+

Graduado em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda na Universidade Salvador – UNIFACS, tem paixão pela Apple e seus produtos desde quando adquiriu seu primeiro iMac (um G3 Blueberry), em agosto de 2000. Não desgruda do seu iPhone 6 (cinza espacial) e costuma trabalhar num MacBook Pro Retina de 15 polegadas, mas também usa um iPad Air como quebra-galho em certas ocasiões. No tempo livre, adora utilizar a Apple TV esparramado no sofá.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.