Dica: como inserir fotos no Instagram sem cortar nenhum pedacinho delas

De algumas versões pra cá, o Instagram mudou um pouquinho o seu comportamento de corte de imagens: agora, ele força que a foto ocupe todo o quadrado, o que significa que, a menos que a imagem seja mesmo um quadrado perfeito, sempre haverá algum corte sendo feito.

Visualmente acaba ficando mais bacana, mas não dar essa flexibilidade para usuários é um pouco chato — não é à toa que já surgiram por aí apps que prometem ajudar nisso. Hoje o meu colega e leitor do MacMagazine Reinaldo Versuri me enviou a dica de um desses, e ficou muito surpreso quando lhe mostrei que não é preciso app nenhum para tal. Por isso, achei pertinente compartilhar a dica com todos vocês.

O segredo está em tirar uma screenshot da tela antes de inserir a foto no Instagram, visto que as partes pretas que ficam nos lados também passam a ser pixels preenchidos pela imagem e não são então cortados pelo aplicativo.

Vamos a dois exemplos simples e comuns.

1) Publicando uma foto horizontal, com muitas pessoas nela

Veja esta imagem:

Cortando imagens no Instagram

Trata-se de uma fotografia tirada com o iPhone posicionado em modo paisagem, e o detalhe é que há pessoas até os dois cantos laterais dela.

Na hora de levarmos-na ao Instagram, vejam o que acontece:

Cortando imagens no Instagram

Para resolver isso é bem simples. Vá até a foto no Rolo de Câmera (Camera Roll), toque uma vez na tela para esconder os controles do iOS e tire uma screenshot segurando os botões Sleep/Wake e Home, simultaneamente.

Agora veja como fica essa nova imagem gerada, no Instagram:

Cortando imagens no Instagram

Legal, né? ;-)

2) Publicando uma screenshot da tela do iPhone/iPod touch

O princípio aqui é exatamente o mesmo, com uma pequena mudança.

Cortando imagens no Instagram

Se você quer compartilhar uma screenshot da tela do seu iGadget, como esta aí em cima, se for colocá-la no Instagram logo depois de tirá-la ela ficará assim:

Cortando imagens no Instagram

De novo vá ao Rolo de Câmera, mas antes de seguir em frente vire o seu iPhone/iPod touch na horizontal e aí sim tire a nova screenshot (“we have to go deeper!”), assim:

Cortando imagens no Instagram

Prontinho:

Cortando imagens no Instagram

·   ·   ·

Espero que isso seja útil para alguns de vocês.


Ícone - Instagram Instagram

Grátis | 15,1 MB | requer o iOS 4.3 ou superior.
Compatível com iPhones/iPods touch.
Desenvolvedor(a): Burbn/Facebook.

Badge / botão grande - Disponível na App Store

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.