Apple ajusta filtro de spam do iCloud para resolver problema de mensagens que nunca chegavam

Ícone - Mail do iCloudHá alguns dias, a Macworld UK revelou que todo e qualquer email enviado para uma conta do iCloud com as palavras “barely legal” (mesmo se estivessem dentro de anexos, como um PDF — até mesmo zipado) eram automaticamente barrados pelo sistema da Apple e nunca nem chegavam aos usuários.

A frase em questão é bastante utilizada para atrair internautas a sites pornográficos, com a designação de conterem fotos/vídeos de meninas (“teens”) que acabaram de fazer 18 anos e estariam portanto dentro da legalidade para tal. A Apple, como bem sabemos, abomina completamente esse tipo de coisa.

Mas as duas palavrinhas em si não têm nada de errado e podem ser usadas em vários outros contextos, também. É por isso que, diante dos vários relatos que correram a web nos últimos dias, ela ajustou agora o filtro de spam do iCloud e afirma ter resolvido esse problema.

Na minha opinião, Apple, Google, Yahoo!, Microsoft ou qualquer outro provedor de email não deveriam fazer o papel de bloquear mensagens antes de elas chegarem aos usuários. Não há um cliente ou webmail sequer hoje em dia sem um sistema próprio de detecção de mensagens impróprias/indesejadas, então essas deviam ser movidas para a pasta respectiva de spam e deixar a cargo do usuário fazer uma eventual varredura manual por lá para verificar se há algo legítimo entre elas.

É verdade que os termos de uso do iCloud permitem que a Apple censure, dentro dos seus serviços (não só em emails), qualquer conteúdo que ela julgue inapropriado. Mas este exemplo recente só mostra que esse tipo de filtragem tem que ser feita de forma muito, muito bem pensada.

Caso usuários observem algo parecido em suas contas, a empresa os orienta agora a entrar em contato com o AppleCare para que a questão seja analisada individualmente.

[via Ars Technica]

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