Dica: como enviar facilmente emails para um grupo de contatos no OS X

Ontem falamos um pouco sobre como explorar o aplicativo Contatos (Contacts), nativo do OS X. Nos comentários do post, um leitor identificado como majorback222 lembrou de um recurso bem legal do Contatos e que poucos utilizam: a possibilidade de enviar emails facilmente para várias pessoas, pelo Mail (cliente de email nativo do OS X), utilizando grupos de contatos.

Grupos no app nativo Contatos

Você pode criar grupos de diversas maneiras, sendo eles inteligentes ou não. Abaixo, algumas opções:

  1. Com o app Contatos aberto, vá em Arquivo » Novo Grupo.
  2. Dê um nome ao grupo.
  3. Volte aos contatos (Todos), selecione os que deseja jogar dentro deste grupo utilizando a tecla Command e, em seguida, arraste-os para dentro do grupo criado.

Outra opção é fazer o caminho inverso, ou seja, selecionar todos os contatos que deseja agrupar primeiro e, depois, ir em Arquivo » Novo Grupo da Seleção. Você também pode clicar no sinal de mais (+) que aparece ao lado de iCloud ou Em Meu Mac; o resultado é o mesmo.

Há também os chamados Grupos Inteligentes (Arquivo » Novo Grupo Inteligente). A funcionalidade deles é bem parecida com o que vemos nas listas inteligentes (smart playlists) do iTunes ou até mesmo nas regras que criamos no Mail. Com algumas combinações, podemos fazer um filtro inteligente de informações e agrupar contatos de uma mesma empresa, uma mesma cidade, que fazem aniversário num determinado mês e por aí vai.

Enviando um email para um grupo Enviando um email para um grupo

Clique nas imagens para ampliá-las.

Independentemente se o seu grupo criado é inteligente ou não, podemos enviar um email facilmente para os participantes dele. Basta abrir o Mail, abrir uma janela de composição de novo email e, no campo do destinatário, escrever o nome do grupo. Feito isso, o app automaticamente seleciona todos os integrantes dele. ;-)

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.