Receita Federal libera programas para declaração do Imposto de Renda 2013

Logo da Receita FederalA Receita Federal já liberou os programas necessários para preenchimento e envio da declaração do Imposto de Renda 2013, a qual poderá ser entregue entre 1º de março (hoje) e 30 de abril.

Como nas últimas vezes, estão disponíveis para download versões do IRPF 2013 e do Receitanet para OS X, Windows, Linux, Solaris e outra multiplataforma, em Java — levando em conta os últimos problemas de segurança no Java, *não* recomendamos o download desta opção. Caso tenha alguma dúvida sobre a instalação dos programas, visite esta página.

Os programas do IRPF 2013 foram disponibilizados na segunda-feira passada (25/2) e já registraram mais de 1 milhão de downloads. Quem entregar a declaração no início do prazo sem nenhum erro e tiver direito a restituição poderá receber o dinheiro nos primeiros lotes liberados pelo governo.

Todos os contribuintes que tiveram renda anual igual ou superior a R$24,5 mil em 2012 são obrigados a apresentar declaração à Receita — detalhes gerais incluindo desconto simplificado, abatimento por dependente e doações para fundos que beneficiam crianças e adolescentes podem ser encontrados aqui. A Receita espera receber um total de 26 milhões declarações neste ano, o que seria um recorde.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.