O melhor pedaço da Maçã.

Dica para OS X: monitore informações do computador diretamente pelo ícone do aplicativo nativo Monitor de Atividade

Ícone do app Monitor de Atividade

Você conhece o aplicativo nativo do OS X chamado Monitor de Atividade (Activity Monitor), o qual, como o próprio nome indica, monitora o que está acontecendo na sua máquina? Não? Então pare de ler esse texto e assista a esta vídeo-aula feita pelo Rafael em 2009, mas que vale tranquilamente para a versão mais atual do app.

Publicidade

Ícone do app Monitor de Atividade

Já viu? Então vamos à dica de hoje. 🙂

Antes da chegada do OS X Mountain Lion eu utilizava o iStat Pro, um widget bastante poderoso que monitorava CPU, memória, discos (HDDs internos e externos), redes, temperaturas da máquina, ventoinhas, bateria, entre outras coisas. O widget foi descontinuado e não é mais suportado pela antiga iSlayer, hoje chamada Bjango. Felizmente, a ideia do monitoramento não foi abandonada pela desenvolvedora, que passou a investir no iStat Menus, que chegou à quarta versão recentemente.

Publicidade

Apesar de ser um ótimo app, nem todo mundo está disposto a pagar para ter acesso a uma funcionalidade de monitoramento. Até porque, como mostrado na vídeo-aula, o OS X já vem com um bom app que faz a mesma coisa.

A dica de hoje vai para quem está enfrentando algum problema com o desempenho da CPU, com consumo de memória ou quer apenas monitorar o uso do disco ou de uma rede constantemente, sem precisar ficar abrindo/visualizando a janela do Monitor de Atividade a todo momento.

  1. Abra o Monitor de Atividade (/Aplicativos/Utilitários).
  2. No Dock, clique no ícone e mantenha pressionado por alguns segundos até aparecer o menu translúcido.

Trocando o ícone do Monitor de Atividade no Dock

  1. Vá até o ícone do Dock e escolha a opção desejada entre “Mostrar Utilização da CPU”, “Mostrar Histórico da CPU”, “Mostrar Utilização da Rede”, “Mostrar Atividade do Disco” ou “Mostrar Utilização da Memória”.

Ícone do Monitor de Atividade alterado no Dock

Repare que, ao escolher uma dessas opções, o ícone no Dock é substituído e vira um monitor, mostrando em tempo real a informação escolhida. Depois, com o app em primeiro plano, basta utilizar o atalho Command + H (ou ir no menu Arquivo » Ocultar Monitor de Atividade) para ocultar sua janela. Feito isso, você poderá trabalhar normalmente enquanto monitora o desempenho do item selecionado.

Publicidade

É verdade que, no caso da memória, por exemplo, você precisa decorar o que cada cor representa. Mas, depois de um tempo usando, isso não será um problema. 😉

[via Macworld]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Disney e Imangi Studios lançam nova versão do jogo Temple Run, desta vez baseada no filme “Oz: Mágico e Poderoso”

Próx. Post

↪ Testes continuam e Apple libera nova versão beta do OS X 10.8.3 para desenvolvedores

Posts Relacionados