O melhor pedaço da Maçã.

Rumor: Apple quer pagar muito pouco e gravadoras estão descontentes com proposta para o “iRadio”

Gráfico com valores pagos por "streaming" de músicas

São três, os rumores de produtos/serviços que a Apple poderá lançar em breve: “iWatch”, “iTV” e “iRadio” — todos nomes fictícios para um relógio inteligente, para uma televisão ou set-top box renovado e para um serviço de rádio online respectivamente.

Publicidade

Nesta semana, comentamos que Tim Cook e Eddy Cue, executivos da Apple, se encontraram com Jimmy Iovine (CEO da Beats) para falar sobre o “iRadio”. Já informamos também que a Apple teria se reunido com algumas gravadoras, mas que elas estariam descontentes com a proposta financeira da Maçã. Na época, nada foi falado sobre valores, mas o NYPOST.com trouxe agora alguns números para a mesa.

Gráfico com valores pagos por "streaming" de músicas

De acordo com eles, a Apple quer pagar US$0,06 para cada 100 músicas escutadas por streaming, o que é uma taxa menor do que a que a Pandora paga. Os dinossauros da música sabem que o suposto serviço da Apple poderá encher um pouco mais os bolsos deles e que se trata de uma nova renda, hoje inexistente. Contudo, eles não estão dispostos a aceitar a proposta, ainda mais levando em consideração que estão brigando na justiça para que a Pandora não consiga diminuir o valor das taxas. Alguns especialistas no assunto sugerem que a Apple pague o valor definido pelo Copyright Royalty Board, o qual gira em torno de US$0,21 por cada 100 músicas tocadas. Apenas como comparativo, o iHeat Radio paga US$0,22 em taxas, enquanto o Spotify desembolsa US$0,35.

Publicidade

Independentemente do dinheiro que a Apple tem (mais de US$137 bilhões em caixa), ela sabe da força que tem nesse mercado — o iTunes é hoje a principal fonte de renda no mercado fonográfico digital — e vai lutar para conseguir o menor preço possível.

O veículo conta ainda que a Apple queria ter lançado o “iRadio” com o iPhone 5, mas que foi obrigada a desistir da ideia por causa das negociações fracassadas. Ainda segundo eles, o serviço seria gratuito, totalmente sustentado pela plataforma de anúncios dela (iAd) — algo também já comentado por nós.

Mais uma vez, só nos resta esperar. Mas confesso que, apesar de a ideia de uma rádio online ser interessante, eu queria mesmo é um sistema de assinaturas na iTunes Store.

[via TechCrunch]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple libera atualizações com correções gerais dos apps que compõem a suíte iWork para iOS

Próx. Post

CleanMyMac 2 é um poderoso e elegante aplicativo para limpar, organizar e apagar arquivos do Mac

Posts Relacionados