O melhor pedaço da Maçã.

Versão menor do chip A5 da “nova” Apple TV ainda é fabricada pela Samsung

Comparativo de chips A5

No final de semana comentamos o “novo” modelo de Apple TV conta com um processador A5 ainda menor que o encontrado em versões anteriores do set-top box. No artigo, falamos que ele provavelmente utilizaria um processo de fabricação de 28 nanômetros e que, se isso fosse mesmo quente, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC) poderia ser a sua fabricante.

Publicidade

Contudo, a Chipworks analisou o chip e trouxe algumas confirmações. Sim, ele de fato é bem menor que os anteriores, mas continua sendo fabricado pela Samsung. Pelo visto não está sendo uma tarefa fácil para a Apple encontrar uma substituta — rumores colocam até mesmo a Intel como candidata à vaga.

Comparativo de chips A5

Comparativo de chips A5: antigo à esquerda e novo à direita.

Publicidade

Eles não conseguiram confirmar, porém, o processo de fabricação do chip. Além disso, não está claro quais são os planos da Apple para esse processador. Levando em conta que a Apple TV não tem uma produção de alto volume (como iGadgets), é improvável que a empresa tenha criado esse chip apenas para ela. A ideia mais plausível agora é que veremos esse A5 em algum outro produto, como futuros iPods touch ou até mesmo, quem sabe, um iPhone de baixo custo.

Lembra do A5 fabricado no processo de 32 nanômetros? Ele foi testado em Apple TVs e no iPad 2 remanescente para depois ser utilizado no iPad mini e no iPod touch de quinta geração. Ou seja, nada é por acaso…

A Chipworks trabalha ainda com a tese de que esse processador poderia ser o “plano B” da Apple. A firma de Cupertino ainda poderia estar com planos de abandonar a Samsung em prol da TSMC, mas se algo der errado com a nova parceira — ou se ela não for capaz de atender à alta demanda —, a sul-coreana ainda estaria ali.

Publicidade

O tempo dirá…

[via MacRumors]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ A Apple ainda não se deu por satisfeita: testes internos do OS X 10.8.3 continuam

Próx. Post

↪ Satechi lança novo hub USB 3.0 com dez(!) portas, uma delas de 2,1A para recarga de iPads

Posts Relacionados