O melhor pedaço da Maçã.

Apple implementa verificação em duas etapas, aumentando a segurança para usuários do iCloud e de suas lojas online

Apple ID - Verificação em duas etapas

Recentemente, a segurança do iCloud (e, consequentemente, dos serviços online da Apple) foi bastante questionada quando o jornalista/blogueiro Mat Honan teve sua conta invadida e dados roubados/apagados. De lá pra cá, nada de muito significante foi feito pela Apple para aumentar a segurança, mas, felizmente, hoje isso mudou.

Publicidade

Apple ID - Verificação em duas etapas

Assim como Google e Dropbox (apenas para citar alguns), a partir de hoje a Apple também adotou verificação em duas etapas em suas contas. Pra quem não conhece, o recurso nada mais é do que uma segunda camada de segurança. No caso da Apple, ao tentar se logar na página do Apple ID (appleid.apple.com), comprar um conteúdo nas lojas da empresa (App Store, iTunes Store e iBookstore) através de um novo dispositivo ou entrar em contato com o suporte da Apple, um código de quatro dígitos é solicitado após a digitação da senha.

Quem é usuário do iCloud e/ou tem conta nas lojas da Maçã já pode ativar o recurso de segurança. Para isso, basta visitar esta página, se logar e, dentro da sessão Senhas e Segurança (Password and Security), ativar a opção two-step verification. Infelizmente, por enquanto, o recurso só está disponível para quem tem uma conta nos seguintes países: Estados Unidos, Reino Unido, Austrália, Irlanda e Nova Zelândia.

Publicidade

Se você tem uma conta americana (ou em um desses países citados), obviamente pode habitar o recurso. Contudo, não poderá registrar um número de telefone para receber SMS. Mesmo assim, ao ativar o serviço e confirmar seus aparelhos confiáveis (seus iGadgets), você receberá os códigos para a verificação em duas etapas através de notificações do app Buscar Meu iPhone (Find My iPhone). Caso não consiga receber o número via push, existe a opção de se logar utilizando a recovery key que, como o nome já diz, é uma chave de recuperação fornecida pela Apple para que nós possamos entrar em nossas contas sem a necessidade da verificação em duas etapas.

Ativando o recurso, as perguntas de segurança, implementadas há pouco tempo pela empresa, são desativadas. Basicamente, a verificação em duas etapas substitui as perguntas. Para os esquecidos de plantão, é bom ter em mente que, depois da ativação da verificação em duas etapas, a Apple não pode fazer mais nada para recuperar sua senha. Se você esquecê-la e perder a recovery key, por exemplo, já era!

A Apple já colocou no ar uma página FAQ (frequently asked questions — por enquanto apenas em inglês) com todas as informações necessárias para quem tem dúvidas e deseja saber mais sobre o funcionamento do recurso.

[via 9to5Mac]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Novas exigências da Apple para desenvolvedores: gráficos Retina, telas de 4″ e adeus identificadores

Próx. Post

Todos os data centers da Apple já usam agora 100% de energia renovável

Posts Relacionados