Pesquisa: apenas com vendas de Macs, Apple lucra mais do que Dell, HP, Lenovo, Acer e ASUS… juntas!

As vendas de PCs estão caindo trimestre após trimestre e isso não é novidade para ninguém — prova de que estamos mesmo vivendo num mundo “pós-PC” e que computadores são itens cada vez mais dedicados a tarefas específicas. Segundo o analista Horace Dediu, o quarto trimestre de 2012 foi um dos piores da indústria nas últimas duas décadas, reforçando essa ideia. Mas, como sempre, a Apple é a que está se dando bem num dos pontos que mais importa para uma empresa: lucro.

Combinando estimativas de vendas da Gartner com dados liberados pelas próprias fabricantes, Dediu compilou os gráficos abaixo mostrando que, assim como acontece no mercado de smartphones, a Apple não é a empresa que mais vende unidades, porém é a que mais lucra.

Gráfico comparando mercado de PCs

Clique para ampliar.

Conforme explicado por ele, o cálculo não é 100% preciso e envolve algumas inferências, como no caso da margem de lucro dos Macs — o analista fez alguns cálculos pegando dados públicos da empresa e chegou a uma margem operacional de 18,9%. Baseado nisso, Dediu concluiu que a Apple, sozinha, fatura mais do que Dell, HP, Lenovo, Acer e ASUS… juntas!

Gráfico comparando mercado de PCs

Diferentemente da Apple, fabricantes de PCs sempre trabalharam com margens de lucro mais baixas e isso nunca foi problema para elas. Só que, agora, com o volume de vendas diminuindo, as margens baixas não estão mais sustentando o negócio como antes. Obviamente a Apple não está imune a essa diminuição de volume — pelo contrário, já que os próprios iPads estão canibalizando as vendas de Macs —, mas é inegável que a empresa é a principal exponente do “mundo pós-PC”. Ou seja, mesmo em um mercado que está passando por maus bocados, a Maçã está indo bem.

O que essas empresas podem fazer para reverter essa situação? Ah, se eu soubesse a resposta… :-P Porém fica claro, mais uma vez, que a cobrança por uma nova revolução urgente, vinda da Apple, é mais do que exagerada. Se tem uma empresa “confortável” com o cenário de hoje é a Maçã. Claro que isso não é motivo para ela se acomodar e deixar que outras tomem o seu lugar, mas mostra que quem precisa desesperadamente se reinventar são as HPs e Dells da vida.

Para completar, parece que a Microsoft não está ajudando muito suas parceiras de longa data. Adrian Kingsley-Hughes, do ZDNet, afirmou que muitas OEMs (original equipment manufacturer — ou seja, HPs e Dells) estão insatisfeitas com o que a Microsoft fez com o Windows 8 e a forma como a empresa lidou com a resposta negativa ao sistema operacional. Ele disse ainda que uma OEM o confidenciou que a Microsoft está “destruindo” a indústria de PCs, enquanto outra acusou o Windows 8 de estar “entregando” milhões de clientes para a Apple.

Isso é o que acontece quando você depende exclusivamente de algo (Windows), fabricado por uma outra empresa, para vender seus produtos. Não é à toa que a estratégia vertical da Apple (ela é responsável por seus hardwares, softwares, ecossistema, etc.) — bastante criticada no passado — causa inveja em diversas empresas hoje em dia.

[via ParisLemon]

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaço acima é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido). Em caso de insistência, o usuário poderá ser banido.