O melhor pedaço da Maçã.

Novamente, Apple e Samsung dominam 100% dos lucros do mercado de smartphones

Porquinho cheio de dinheiro

Assim como nos últimos trimestres, Apple e Samsung mais uma vez dominaram os lucros do mercado de smartphones. Sim, dominaram: entre janeiro e março de 2013, 100% dos lucros ficaram nas mãos dessas duas gigantes. É muito, não é? Porém, por incrível que pareça, esse número é menor que o do quarto trimestre de 2012.

Publicidade

Porquinho cheio de dinheiro

Na época, Apple e Samsung abocanharam 103% dos lucros. Eu não trabalho no mercado financeiro e não sei dizer se uma conta dessas é factível, mas o que Michael Walkley — analista da Canaccord Genuity — alegou na ocasião foi que essa porcentagem superior a 100% se deu graças ao péssimo desempenho (perdas operacionais) de BlackBerry, Motorola, Nokia e outras.

Independentemente de o lucro agora ser menor ou não, a realidade é que apenas duas empresas comandam o mercado de smartphones atualmente. Só que as coisas não estão fáceis para a Apple. Historicamente, ela sempre trabalhou com margens de lucro bem altas. Consequentemente, sempre se deu bem quando o assunto é lucro. Porém, com a recente queda nas margens — no caso de iPhones, muito pelo aumento nas vendas de aparelhos “antigos” —, o lucro referente ao mercado também vem caindo.

Canaccord - Tabela com os lucros do mercado de smartphones

Se no último trimestre de 2012 a Apple levou 72% dos lucros, dessa vez ela ficou com “apenas” 57%. Já a Samsung, que teve um leve aumento nas suas margens de lucro (de 20% para 22%), passou de 29% para 43%, equilibrando um pouco mais o jogo.

Publicidade

E a tendência, segundo Walkley, é que a Samsung ultrapasse(!) a Apple nos próximos trimestres — quem sabe ainda em 2013. Contudo, vale uma observação feita pelo próprio analista: algumas fabricantes de Android (como Samsung e HTC) incluem números referentes a tablets em seus relatórios de vendas e faturamento de smartphones — ou seja, trapaceiam um pouco.

Publicidade

Outra observação: como podemos ver na tabela acima, a LG conseguiu agarrar 1% dos lucros do mercado para ela, mas nas contas malucas de Walkley, esse número foi anulado pela perda de 1% da Motorola.

Será que alguém conseguirá quebrar esse duopólio?

[via AppleInsider, AllThingsD]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple aparece em ranking de reclamações a fabricantes de celulares do PROCON SP

Próx. Post

Observando o espírito empreendedor do Vale do Silício; conheçam o KeyProp

Posts Relacionados