O melhor pedaço da Maçã.

Jornal Chicago Sun-Times demite equipe de fotógrafos e espera que jornalistas com iPhones façam o mesmo trabalho

Câmera do iPhone 5

Veja você o que o jornal Chicago Sun-Times — um dos mais antigos dos Estados Unidos — aprontou. Na última quinta-feira, o veículo demitiu toda sua equipe de fotógrafos, composta por 28 pessoas — entre elas John H. White, vencedor do prêmio Pulitzer em 1982. A declaração oficial do jornal afirma que os negócios estão mudando rapidamente e que os leitores estão buscando cada vez mais informações em vídeos junto às notícias. Com isso, o Sun-Times resolveu reestruturar a forma como gere suas mídias.

Publicidade

Câmera do iPhone 5


Eu até engoliria a história se o jornal demitisse a equipe de fotógrafos e contratasse uma outra especialista em vídeos ou algo parecido. Mas não foi o que aconteceu. De acordo com Robert Feder (jornalista que trabalhou para o Sun-Times por 28 anos), toda a equipe de repórteres receberá um treinamento sobre como tirar fotografias com… iPhones!

É indiscutível que o iPhone — e os outros aparelhos que vieram depois dele — facilitaram muito a captação de ótimas imagens, afinal, é muito mais fácil ter um iPhone no bolso do que uma DSLR enorme, trambolhuda.

As fotos tiradas com iPhones são ótimas, mas não temos como compará-las às tiradas com câmeras profissionais. Mas o maior problema, aqui, é que não adianta dar um iPhone para cada repórter e esperar que ele faça o mesmo trabalho de um fotógrafo profissional. É verdade, sim, que com a proliferação de câmeras compactas nos bolsos das pessoas muita gente descobriu um “talento adormecido”, mas não dá para achar que basta ter um aparelho desses para ser um fotógrafo — muito menos ao ponto de substituir uma equipe profissional como a que existia no Sun-Times.

Além de cair muito a qualidade das imagens que ilustrarão as matérias — alguém tem dúvidas disso? —, não entendo como essa reestruturação melhorará a captação e a produção de material em vídeo, o ponto principal da justificativa do Sun-Times. Para mim, isso aí está muito mais com cara de corte de custos, dando uma responsabilidade ainda maior — e descabida — para os repórteres do veículo, rezando para que iPhones operem milagres.

Daqui a pouco vão demitir baristas esperando que iPhones façam, também, cafés.

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar, episódio #041: Tim Cook na D11, “novo” iPod touch de 16GB, iTunes Festival 2013, Nuance na Siri e muito mais!

Próx. Post

↪ Rumor: Apple poderá começar a montar iPhones 5 na Argentina

Posts Relacionados