O melhor pedaço da Maçã.

Review duplo: meDrive e DualRole, da Kanex

Kanex meDrive

No final de fevereiro, fizemos um review quádruplo de produtos da Kanex. Agora estamos de volta para lhes apresentar mais dois bacanas da fabricante, ambos branquinhos e bastante portáteis.

Publicidade

Confira a seguir.

Kanex meDrive

O meDrive pode lembrar um pouco o DashDrive Air AE400, da ADATA, mas ambos têm diferenças fundamentais — a começar pelo fato de o meDrive *não* ter uma bateria embutida.

Kanex meDrive

O meDrive é um servidor de arquivos para Macs, PCs e iGadgets, e a ideia é que ele fique ligado o tempo todo. Ele se conecta ao roteador central por um cabo Ethernet e à força via USB (aqui, usei a própria entrada do meu AirPort Extreme), sobrando então uma entrada USB 2.0 para você ligar um pendrive ou disco rígido externo.

Publicidade

É como se fosse um NAS (Network Attached Storage) caseiro.

Kanex meDrive

Por ser baseado em WebDAV e Bonjour, o meDrive não requer configuração especial nenhuma para ser encontrado. No Mac, basta ir ao menu Ir » Conectar ao Servidor… (Command + K) do Finder e digitar smb://medrive para que o disco virtual seja montado na Mesa.

Publicidade

Em iGadgets, há um app para isso:


Desculpe, app não encontrado.

Publicidade

Um dos principais pontos negativos que comentei no meu review do DashDrive Air foi a sua performance. Novamente, eu já esperava que o meDrive não oferecesse as mesmas taxas de transferência de quando você liga o dispositivo USB diretamente ao Mac, mas ele não fez feio: média de 3MB/s.

O Kanex meDrive sai por US$100 lá fora.

Kanex DualRole

Falamos rapidamente dele aqui, mas agora tivemos a oportunidade de testá-lo pra valer. O DualRole é um hub com três portas USB 3.0 e uma Gigabit Ethernet, excelente para Macs atuais que em sua maioria só oferecem duas portas USB.

Aqui no meu caso, por exemplo, eu praticamente fico o tempo todo sem nenhuma porta USB disponível. A da direita, no meu MacBook Pro, fica 100% do tempo ocupada com o dongle do meu mouse Performance MX, da Logitech. Já a da esquerda quase sempre está com o cabo USB do iPhone ou do iPad, para recarga/sincronização.

Kanex DualRole

Existem diversos hubs USB no mercado, mas vale notar de novo que o DualRole já traz portas com a versão 3.0 da Universal Serial Bus — proporcionando velocidades de transferência de dados bastante superiores. E elas são, evidentemente, retrocompatíveis com as especificações 2.0 e 1.1.

Enquanto o DualRole dá conta de alimentar um iGadget, não espere poder recarregar, por exemplo, seu iPad, iPhone e iPod ao mesmo tempo com ele. Para isso, é necessário um adaptador opcional de força de 5V, o qual não vem no pacote. A entrada fica escondida embaixo do cabinho USB, quando dobrado.

Kanex DualRole

A presença de uma porta Gigabit Ethernet também é sensacional, visto que Macs como o meu não dispõem mais de entrada de rede cabeada. É raro eu precisar disso, visto que felizmente já vivemos num mundo wireless (ao menos para conexões à internet), mas de vez em quando uma porta dessas ainda se mostra bastante útil. E sim, ela pode ser usada junto das portas USB; só requer um driver especial para funcionar corretamente.

O Kanex DualRole tem preço sugerido de US$70 lá fora.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Aplicativo Chatology para OS X nos permite fazer algo simples, porém impossível: buscas dentro do app Mensagens

Próx. Post

↪ Oracle e Apple disponibilizam updates para as versões 6 e 7 do Java SE [atualizado]

Posts Relacionados