O melhor pedaço da Maçã.

Discussão: será que a Apple levará o visual do iOS 7 para o OS X?

Back to the Mac

Esse é um tema que discutimos rapidamente no MacMagazine no Ar #044, mas que vale se aprofundar um pouco mais. De um tempo para cá, a Apple vinha se esforçando bastante para unificar o visual de seus sistemas operacionais (iOS e OS X) — até para aproveitar o “Efeito Halo” de iGadgets e deixar consumidores “ambientados” ao utilizarem um Mac. Isso ficou claro com o lançamento do OS X 10.7 Lion e reforçado com a chegada do Mountain Lion.

Publicidade

Back to the Mac

Agora, com a chegada do iOS 7, houve uma ruptura total de consistência entre o sistema operacional móvel e o desktop. A pergunta que não quer calar é: depois de finalizado, será que a Apple levará o visual do iOS ao OS X?

Particulamente acredito numa aproximação, sim, de ambos os sistemas novamente. Claro que tudo levará tempo, mas aposto que essa linguagem unificada não será esquecida — respeitando as particularidades de cada sistema e as bases de interações de cada um deles, afinal, um deve ser construído pensando em telas multitoques e outro com a tradicional interação mouse/teclado.

Conceito de OS X baseado no iOS 7

Clique/toque para ampliar.

Tente olhar para a imagem acima (criada por Ohsneezeme e divulgada pelo Cult of Mac) e desconsiderar os detalhes. Apenas enxergue-a como um primeiro vislumbre do que poderá ser esse OS X baseado no iOS 7. Dá para imaginar algo assim, não dá?

E este visual do iTunes, criado por Johnny Jakubowicz?

Redesign do iTunes

Sim, ele é muito baseado na UI “Metro”, do Windows 8. É claro que um redesign do OS X (e de seus apps nativos) não seria assim — a tipografia e muitos elementos visuais, por exemplo, não condizem com o que estamos vendo no iOS 7 —, mas o mockup nos dá uma ideia de como poderia ser a cara desse novo sistema.

Publicidade

A proposta do artigo não é focar nos visuais criados por Ohsneezeme e Jakubowicz e sim na ideia de um redesign do OS X como um todo, com base no que estamos vendo no iOS 7. Seria plausível? Ainda é importante para a Apple manter seus sistemas sob as mesmas regras visuais?

Aos comentários! 😉

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine no Ar #044: betas do iOS 7 e do OS X Mavericks, trailer do filme “JOBS”, Instagram com vídeos, iPad mini no Brasil e mais!

Próx. Post

↪ iOS 7 contém novas APIs para reconhecer se uma pessoa está sorrindo ou se está de olhos fechados

Posts Relacionados